“Supermercados made in”. Conexões, consumo e apropriações entre os Estados Unidos e a Colômbia (século XX)
No. 65 (2017-06-01)Autor(es)
-
Diana Marcela Aristizábal GarcíaUniversidad de los Andes, Colombia
Resumo
Este artigo se propõe a realizar uma análise de um espaço específico de consumo: o supermercado. Serão estudadas as relações e as conexões de alguns comerciantes e proprietários de supermercados colombianos com experiências de comércio norte-americanas, bem como as estratégias de aprendizagem e os processos de apropriação diferencial que tiveram que ser realizadas para introduzir esses espaços de comércio e consumo a várias cidades do país. A metodologia consistiu na análise e na revisão de fontes primárias e secundárias sob a abordagem das histórias conectadas. Como conclusão, constata-se que os comerciantes colombianos também tiveram uma ativa participação por meio de suas experiências locais e contribuíram para complementar o acumulado de conhecimento sobre os supermercados que, desde meados do século XX, se configuram em diferentes lugares do mundo.
Referências
Fuentes primarias
Publicaciones periódicas:
Cromos. Bogotá, 1981.
Dinero. Bogotá, 2006, 2011.
El Autoservicio. Bogotá, 1981, 1982, 1983, 1985.
El Heraldo. Barranquilla, 2012.
El Tiempo. Bogotá, 2005, 2007.
Gerencia al Día. Bogotá, 1979–1991.
Novaxia. París, 1999.
Supermercados y Centros Comerciales. Bogotá, 1986.
Documentación primaria impresa:
Carulla. El placer de un siglo: cien años Carulla. Bogotá: Somos Editores, 2005.
Mejía, Juan Luis. 50 años Éxito. Medellín: Editorial Colina, 1999.
Zimmerman, Max Mendell. “The Supermarket and the Changing Retail Structure”. Journal of Marketing 5, n.° 4 (1941): 402-409, doi: dx.doi.org/10.2307/1245557
Zimmerman, Max Mendell. El supermercado, traducción de Rafael Cremades. Nueva York: McGraw-Hill Book Company, 1955.
Fuentes secundarias:
Aguilera, Mario. “Caída de Rojas Pinilla: 10 de mayo de 1957”. Credencial Historia n.° 117 (1999): s/p.
Cárdenas, Enrique, José Antonio Ocampo y Rosemary Torp. “Industrialization in Venezuela, 1936-86”. En An Economic History of Twentieth-Century Latin America. Nueva York: Palgrave, 2000, 213, 205–238.
Chartier, Roger. Cultura escrita, literatura e historia. Coacciones, transgresiones y libertades restringidas. Conversaciones de Roger Chartier con Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin y Antonio Saborit. México: FCE, 2000.
Cohen, Lizabeth. “From Town Center to Shopping Center: The Reconfiguration of Community Marketplaces in Postwar America”. The American Historical Review 101, n.° 4 (1996): 1050–1081.
Cohen, Lizabeth. A Consumers’ Republic: The Politics of Mass Consumption in Postwar America. Nueva York: Vintage Books, 2003.
Cross, Gary. “Markets Triumphant, 1980-2000”. En An All-Consuming Century: Why Commercialism Won in Modern America. NuevaYork: Columbia University Press, 2000, 227, 193–232.
Dávila, Carlos. Introducción a El empresariado colombiano: una perspectiva histórica. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 1986, 9–17.
Dávila, Carlos, compilador. Empresas y empresarios en la historia de Colombia: siglos XIX y XX. Bogotá: Grupo Editorial Norma, 2002.
Dávila, Carlos. “El empresariado colombiano (1850-2010) ¿Microcosmos del empresario latinoamericano? Una aproximación a sus características”. Revista Apuntes Ciencias Sociales 39, n.° 70 (2012): 29–68.
De Grazia, Victoria. “Supermarketing”. En Irresistible Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2005, 376–415.
Delgado, Álvaro. “Reseña: Tres décadas de luchas unitarias, de Carlos Arango Zuluaga”. Historia Crítica n.° 7 (1993): 115–117.
Dunn, Robert. Introducción a Identifying Consumption: Subjects and Objects in Consumer Society. Filadelfia: Temple University Press, 2008, 1–20.
Goss, Jon. “The ‘Magic of the Mall’: An Analysis of Form, Function, and Meaning in the Contemporary Retail Built Environment”. Annals of the Association of American Geographers 83 n.° 1 (1993): 18–47.
Gruzinski, Serge. “O historiador, o macaco e a centaura: a ‘história cultural’ no novo milênio”. Estudos Avançados 17, n.° 49 (2003): 321–342.
Gruzinski, Serge. Las cuatro partes del mundo. Historia de una mundialización. México: FCE, 2010.
Hernández, Elena. “España 1898-1998: un fin de imperio, cien años después”. En Jirones de hispanidad: España, Cuba, Puerto Rico y Filipinas en la perspectiva de dos cambios de siglo, editado por Mariano Esteban de Vega, Francisco de Luis Martín y Antonio Morales Moya. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2004, 36–45.
Jackson, Kenneth. “All the World’s a Mall: Reflections on the Social and Economic Consequences of the American Shopping Center”. The American Historical Review 101, n.° 4 (1996): 1111-1121, doi: doi.dx.org/ 10.2307/2169636
León, Oscar. “Las tiendas de autoservicio y la pugna por el mercado: entre la función de consumo y los hábitos de compra: los supermercados en México”. Comercio Exterior 57, n.° 12 (2007): 1046–1048.
Milanesio, Natalia. Cuando los trabajadores salieron de compras. Nuevos consumidores, publicidad y cambio cultural durante el primer peronismo. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2014.
Miller, Daniel, Peter Jackson, Nigel Thrift, Beverly Holbrook y Michael Rowlands, editores. Shopping, Place and Identity. Londres: Routledge, 1998.
Sassano, Silvana. “Imagen, localización y evolución de los centros comerciales en Argentina: un estudio de caso”. Documents d’Anàlisi Geogràfica 61, n.° 2 (2015): 409–432.
Schapker, Ben L. “Behavior Patterns of Supermarket Shoppers”. Journal of Marketing 30, n.° 4 (1966): 46-49, doi: doi.dx.org/10.2307/1249499
Schumpeter, Joseph. Capitalism, Socialism and Democracy. Londres: Unwin University Books, 1966.
Trentmann Frank y Mark Bevir. Governance, Consumers and Citizens. Agency and Resistance in Contemporaray Politics. Basingstoke/Hampshire/New York: Palgrave Macmillan, 2007.