Montagem de redes: cooperação cinematográfica, circulação transnacional e coleta de materiais cinematográficos sobre a Unidade Popular (1970-1973)
No. 90 (2023-10-06)Autor(es)
-
Marcy Campos PérezUniversidad Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, FranciaORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4711-3849
Resumo
Objetivo/Contexto: neste artigo, são identificados as práticas e espaços político-culturais que beneficiaram a difusão cinematográfica associada à Unidade Popular, que foi determinada tanto pela diplomacia promovida pelo governo de Salvador Allende quanto pelas dinâmicas transnacionais, no contexto geral da Guerra Fria. O objetivo é reconstruir essas instâncias de cooperação e intercâmbio de uma forma interligada, reconhecendo também os agentes que as promoveram. Metodologia: sendo um estudo transnacional, o artigo está estruturado com base numa referência cruzada de fontes escritas e visuais de diferentes lugares do mundo (especialmente Chile, Cuba, França e Alemanha), e de diferentes tipos de fontes de arquivo (diplomáticas, cinematográficas e jornalísticas). Originalidade: neste artigo, procura-se situar o estudo sobre o cinema relacionado com a Unidade Popular num duplo sentido: primeiro, deslocar a perspectiva nacional para uma abordagem que reconhece dinâmicas e ligações a diferentes escalas, e depois vincular o estudo do audiovisual a práticas como a diplomacia cultural. Conclusões: as redes de cooperação, difusão e intercâmbio cinematográfico geradas durante a Unidade Popular foram possibilitadas por iniciativas nacionais e internacionais. Estas últimas beneficiaram a coleta progressiva de material cinematográfico em instituições fora do Chile, cujo papel foi fundamental nas campanhas de solidariedade e na difusão de imagens vivas sobre o Chile depois do golpe de 1973.
Referências
Fuentes primarias
Archivos
Archivos Departamentales de la Seine-Saint-Denis (adssd). Bobigny-Francia. Fondo CPDF-Unicité y Fondo Partido Comunista Francés (pcf).
Archivo General Histórico del Ministerio de Relaciones Exteriores (aghmrree). Santiago-Chile. Fondo Países: Alemania, Cuba, España, Francia.
Archivo Heiner Ross (ahr). Santiago-Chile. Epistolario.
Cinemateca Francesa (cf). París-Francia. Fondo Sylvette Baudrot-Guilbaud.
Fondo documental de la Cinemateca de Cuba (fdcc). La Habana-Cuba.
Fondos del Instituto Nacional del Audiovisual (ina). París-Francia.
International Institut of Social History (iisg). Ámsterdam-Países Bajos. Collection Cultuur Nederland.
Publicaciones periódicas
Araucaria de Chile. Madrid, 1980.
Cine Cubano. La Habana, 1971.
Écran. París, 1974-1976.
El Siglo. Santiago de Chile, 1971-1973.
Enfoque Internacional. Santiago de Chile, 1967.
Films Soviéticos/Le film soviétique. Moscú, 1972-1973.
Het vrije volk. Ámsterdam, 1973.
Iskusstvo Kino. Moscú, 1968-1973.
La Stampa. Turín, 1973.
L’Unità. Roma, 1971.
Neues Deutschland. Berlín del Este, 1971.
Primer Plano, Valparaíso, 1972-1973.
Punto Final, Santiago de Chile, 1970-1971.
Ramona. Santiago de Chile, 1971.
Rudé Právo. Praga, 1971.
Quinta Rueda. Santiago de Chile, 1972.
Documentación primaria impresa
Andresen, Sylvia, Erika Gregor, Ulrich Gregor. Freunde der Deutschen Kinemathek. Verleihkatalog 1978/79. Berlín, 1978.
Araneda, Santiago (compilador). Salvador Allende de cara a la verdad. Diálogos con la prensa, editado por Santiago Araneda. Santiago: IELCO–ILESCO, 1993.
Debray, Régis. Entretiens avec Allende sur la situation au Chili. París: François Maspero, 1974.
Guevara, Alfredo. ¿Y si fuera una huella? Epistolario. Madrid/La Habana: Ediciones Autor S.R.L./Nuevo cine Latinoamericano, 2009.
Schmidt, Margarete, y Alfred Krautz. Film im Freiheitskampf der Völker Lateinamerika, dokumentation 2. Babelsberg: Hochschule für Film und Fernsehen der DDR, 1972.
Unidad Popular, Programa básico de gobierno de la Unidad Popular. Candidatura presidencial de Salvador Allende. Santiago: 17 de diciembre de 1969.
Entrevistas
Chaskel, Pedro. En discusión con la autora. 26 de agosto, 2019.
Páginas web
“Memorias en movimiento: colección up”, cclm, https://www.cclm.cl/colecciones/memorias-en-movimiento-coleccion-up/.
Museo Estudio Central de Cine Documental, (csdf), https://csdfmuseum.ru/
Russian Films Archives, https://net-film.ru/en/
Fuentes secundarias
Amaral de Aguiar, Carolina. O cinema latino-americano de Chris Marker. São Paulo: Alameda Editorial, 2016.
Barbat, Victor. “Roman Karmen, un soviétique au Chili: campagne de tournage et solidarité à l’Est autour du film Le cœur de Corvalan”, en De l’Unité populaire à la transition démocratique: représentations, diffusions, mémoires cinématographiques du Chili, 1970 - 2013, coordinado por Victor Barbat y Catherine Roudé, actas de jornadas. París: 9 - 10 de octubre de 2013, 1-15.
Barría, Alfredo. El espejo quebrado. Memorias del cine de Allende y la Unidad Popular. Santiago: Uqbar, 2011.
Campos Pérez, Marcy. “Le patrimoine chilien contemporain à la croisée des réseaux transnationaux des années 70”. Caravelle, n.° 120 (2023): 117-132, doi https://doi.org/10.4000/caravelle.14054.
Compagnon, Olivier. “L’Euro-Amérique en question”. Nuevo Mundo Mundos Nuevos (2009): s/p, https://doi.org/10.4000/nuevomundo.54783
Compagnon, Olivier, y Caroline Moine (eds.). Dossier “Chili 1973, un événement mondial”. Monde(s)ii, n.° 8 (2015): s/p, doi https://doi.org/10.3917/mond1.152.0009
Del Valle Dávila, Ignacio, y Carolina Amaral de Aguiar. “A via chilena em debate: análise de Compañero presidente (1971) e El diálogo de América (1972)”, Significação: Revista de Cultura Audiovisual 40, n.° 40 (2013), https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=609765998009
Del Valle Dávila, Ignacio. Cámaras en trance. El nuevo cine latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago: Cuarto Propio, 2014.
Dreyer, Sylvain. Révolutions! Textes et films engagés. Cuba, Vietnam, Palestine. París: Armand Colin, 2013.
Frank, Robert. “Culture et relations internationales: les diplomaties culturelles”. Pour l’histoire des relations internationales, coordinado por Robert Frank. París: PUF, 2012, 371-386.
Guzmán, Patricio. La Batalla de Chile, la lucha de un pueblo sin armas. Pamplona/Madrid: Hiperion, 1977.
Guzmán, Patricio. “Lo que debo a Chris Marker”, Nuevo texto crítico24-25, n.° 47-48 (2011-2012): 61-68.
Harmer, Tanya. Allende’s Chile and the Inter–American Cold War. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2011.
Kötzing, Andreas. “Cultural and Film Policy in the Cold War: The Film Festivals of Oberhausen and Leipzig and German-German Relations”. Cultural Transfert and Political Conflicts. Film Festivals in the Cold War, coordinado por Andreas Kötzing y Caroline Moine (Gotinga: V&R unipress, 2017), 31-46.
Lepri, Charlotte. “De l’usage des médias à des fins de propagande pendant la guerre froide”. Revue internationale et stratégique, n.° 78 (2010): 111-118, https://doi.org/10.3917/ris.078.0111
Mattelart, Armand, y Didier Bigo, “‘LA SPIRALE’. Entretien”, Cultures & Conflits, n.° 74 (2009), 169-186.
Moine, Caroline. “Les festivals internationaux de cinéma, lieux de rencontre et de confrontation dans l’Europe de la Guerre froide”. Les relations culturelles internationales au xxe siècle. De la diplomatie culturelle à l’acculturation, coordinado por Anne Dulphy. Bruselas: Peter Lang, 2010, 289-306.
Moine, Caroline. Cinéma et guerre froide. Histoire du festival de films documentaires de Leipzig (1955-1990). París: Publications de la Sorbonne, 2014.
Pacheco, Pablo. Bitácora del cine cubano II. 1959-2017. Málaga: AECID/Hurón Azul/ Cinemateca de Cuba, 2019.
Pedemonte, Rafael. “La ‘voie révolutionnaire’ de Salvador Allende (1970-1973) et les limites de l’engagement soviétique en Amérique latine”. Relations internationales, n.° 174 (2018): 109-124, https://doi.org/10.3917/ris.078.0111
Pedemonte, Rafael. Guerra por las ideas en América Latina (1959-1973). Presencia soviética en Cuba y Chile. Santiago: UAH, 2020.
Pinto Vallejos, Julio. “Hacer la revolución en Chile”. Cuando hicimos historia. La experiencia de la Unidad Popular, coordinado por Julio Pinto. Santiago: LOM (2006), 9-34.
Riquelme, Alfredo. “El alcance global de la vía chilena al socialismo de Salvador Allende”. Salvador Allende. Fragmentos para una historia, editado por Patricia Villanueva. Santiago: Fundación Salvador Allende, 2008.
Rupprecht, Tobias. “Soviet Internationalism after Stalin: The ussr and Latin America in the Cultural Cold War”. Tesis de doctorado, European University Institute, Florencia-Italia, 2012.
Roudé, Catherine. Le cinéma militant à l’heure des collectifs. slon et iskra dans la France de l’après 1968. París: PUR, 2017.
Salinas, Claudio, y Hans Stange. Historia del cine experimental, 1957-1973. Santiago: Uqbar, 2008.
Schenk, Ralf (dir.). Bilder einer gespalten Welt. 50 Jahre Dokumentar - und Animationsfilmfestival Leipzig. Berlín: Bertz und Fischer, 2007.
Trabucco, Sergio. Con los ojos abiertos. Nuevo Cine chileno y el movimiento del Nuevo Cine Latinoamericano. Santiago: LOM, 2014.
Ulianova, Olga. Chile en los archivos soviéticos: Tomo 4: Años 60. Santiago: Ariadna, 2020.
Villarroel, Mónica, e Isabel Mardones. Señales contra el olvido. Cine chileno recobrado. Santiago: Cuarto Propio, 2012.
Westad, Odd Arne. La guerre froide globale: le tiers-monde, les États-Unis et l’urss, 1945-1991. París: Payot, 2007.