Rádio Totopo e seus jovens. Instituições comunitárias e processos de resistência
No. 23 (2015-09-01)Autor(es)
-
Elena Nava Morales
Resumo
Neste artigo, aproximo-me às práticas dos jovens zapotecos da Rádio Totopo com o objetivo de entender seus processos de resistência. A Rádio Totopo, com sede no munícipio de Juchitán de Zaragoza (Oaxaca, México) revelou-se como uma instituição comunitária vinculada de maneira profunda com as pessoas do bairro onde está localizada. Essa rádio comunitária, a qual nos aproximamos etnograficamente, proporcionou-nos alguns eixos de análise, entre os quais se encontram a juventude indígena, os meios comunitários, as paradoxais leis referentes à administração do espaço radioelétrico no México, os megaprojetos de desenvolvimento que põem em xeque a vida dos povos indígenas e as sofisticadas formas de resistência política e cultural dos zapotecos.
Referências
Arvelo-Jiménez, Nelly. 2001. “Movimientos etnopolíticos contemporáneos y sus raíces organizacionales en el sistema de interdependencia regional del Orinoco”. Série Antropologia309: 1-25.
Barabas, Alicia. 1986. “Rebeliones e insurrecciones indígenas en Oaxaca: la trayectoria histórica de la resistencia étnica”. En Etnicidad y pluralismo cultural: la dinámica étnica, editado por Alicia Barabas y Miguel Bartolomé. México: INAH.
Bourdieu, Pierre. 1983. “A juventude é apenas uma palavra.” En Questões de sociologia, traducido por Jeni Vaitsman, 112-121. Río de Janeiro: Marco Zero.
Carelli, Vincent. 1989. “Video in the Villages: Utilization of Video-Tapes as an Instrument of Ethnic Affirmation among Brazilian Indians”. Commission on Visual Anthropology Newsletter, pp. 10-15.
Carelli, Vincent. 1993. “Vídeo nas aldeias: um encontro dos índios com sua imagem”. Tempo e Presença, Centro Ecumênico de Documentação e Informação15 (270): 35-40.
Castells, Antoni. 2011. “¿Ni indígena ni comunitaria? La radio indigenista en tiempos neoindigenistas”. Comunicación y Sociedad Nueva Época15: 123-142.
De la Cruz, Víctor. 1983. “Rebeliones indígenas en el istmo de Tehuantepec”. Cuadernos Políticos38: 55-71.
Díaz, Floriberto. 2007. “Autorreflexiones”. En Floriberto Díaz Escrito. Comunalidad, energía viva del pensamiento mixe. Ayuujktsënää’yën – ayuujkwënmää’ny – ayuujk mëk’äjtën, comps. Sofía Robles Hernández y Rafael Cardoso Jiménez, 351-356. México: Colección Voces Indígenas. UNAM/Programa Universitario México Nación Multicultural.
Douglas, Mary. 1998. Como as instituições pensam.São Paulo: EDUSP.
Feixa, Carles. 2006. De jóvenes, bandas e tribus. Antropologia de la juventud.Barcelona: Ariel.
Ginsburg, Faye. 1991. “Indigenous Media: Faustian Contract or Global Village?”. Cultural Anthropology6 (1): 92-112.
Ginsburg, Faye. 1993. Embedded Aesthetics: Creating a Discursive Space for Indigenous Media. Cultural Anthropology9 (3): 365-382.
Ginsburg, Faye. 1997. “From Little Things, Big Things Grow: Indigenous Media and Cultural Activism” En Between Resistance and Revolution, editado por Dick Fox y Orin Starn, 118-144. Nueva Brunswick: Rutgers University Press.
Ginsburg, Faye. 2008. “Rethinking the Digital Age”. En Global Indigenous Media, editado por Pam Wilson y Michelle Stewart, 127-144. Atlanta: Duke University Press.
Goffman, Erving. 1972. Internados: ensayos sobre la situación social de los enfermos mentales.Buenos Aires: Amorrortu Editores.
Magallanes, Claudia, José ManuelRamos, AntoniCastells y DanielaParra. 2010. “Un enfoque participativo de investigación para la comunicación comunitaria en México”. Folios24: 141-162.
Manzo, Carlos. 2008. “Asimilación y resistencia: raíces coloniales de la autonomía indígena en el sur del istmo de Tehuantepec”. Estudios Sociales Nueva Época3: 107-124.
Mead, Margaret. 1928. Coming of Age in Samoa. A Psychological Study of Primitive Youth for Western Civilisation.Nueva York: William Morrow & Company.
Michel, Aurélia. 2009. “Los territorios de la reforma agraria: construcción y deconstrucción de una ciudadanía rural en las comunidades del Istmo oaxaqueño, 1934-1984”. En El Istmo mexicano: una región inasequible. Estado, poderes locales y dinámicas espaciales (siglos XVI-XXI), coords. EmiliaVelázquez et al., 455-499. México: Publicaciones de la Casa Chata/CIESAS/IRD.
Nava Morales, Elena. 2014. “La Carta de Tututepec y la Ley Federal de Telecomunicaciones”. Ichan Tecolotl25 (289): 11-12.
Ortner, Sherry. 1995. “Resistance and the Problem of Ethnographical Refusal”. Comparative Studies in Society and History37 (1): 173-193.
Pérez Ruiz, Maya Lorena. 2008. Jóvenes indígenas y globalización en América Latina. México: INAH.
Prins, Harald. 2004. “Visual Anthropology”. En A Companion to the Anthropology of American Indians, editado por T. Biolsi, 506-525. Malden, MA: Blackwell.
Ramos, José. 2005. Ecos de “La voz de la montaña”: la radio como factor de cohesión y fortalecimiento cultural de los pueblos indígenas. Tesis de Doctorado, Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Universidad Nacional Autónoma de México, México.
Ramos, José. 2012. “Treinta años de radio indigenista: incidencia, vigencia y sostenibilidad”. En Escenarios de la cultura y la comunicación en México. De la memoria al devenir cultural, coords. ElissaRashkin y NormaEsther Garcia Meza, 231-251. Xalapa: Biblioteca Universidad Veracruzana.
Rappaport, Joanne. 2005. Intercultural Utopias. Durham & Londres: Duke University Press.
Rappaport, Joanne. 2008. “Beyond Participant Observation: Collaborative Ethnography as Theoretical Innovation”. Collaborative Anthropologies1: 1-31.
Sahlins, Marshall. 1999. “What is Anthropological Enlightenment? Some Lessons of the Twentieth Century”. Annual Review of Anthropology28: i-xxiii.
Stavenhagen, Rodolfo. 1997. “Las organizaciones indígenas: actores emergentes en América Latina”. Revista de la CEPAL62: 61-73.
Trajano Filho, Wilson. 2006. “Por uma etnografia da resistência: o caso das tabancas de Cabo Verde”. Série Antropologia408: 1-36.
Turner, Terence. 1991. “Representing, Resisting, Rethinking: Historical Transformations of Kayapo Culture and Anthropological Consciousness.” In Colonial Situations: Essays on the Contextualization of Ethnographic Knowledge, editado por George W. Stocking, 285-313. Madison: University of Wisconsin Press.
Turner, Terence. 1991a. “The Social Dynamics of Video Media in an Indigenous Society: The Cultural Meaning and the Personal Politics of Video-Making in Kayapo Communities”. Visual Anthropology Review 2 (7): 68-76.
Tutino, John. 1980. “Rebelión indígena en Tehuantepec”. Cuadernos Políticos24: 89-101.
Tutino, John. 1993. “Ethnic Resistance: Juchitán in Mexican History”. En Zapotec Struggles: Histories, Politics, and Representations from Juchitán, Oaxaca, editado por Howard Campbell et al., 41-61. Washington D.C.: Smithsonian Institution.
Varese, Stefano. 2008. “Territorio, tierra y recursos: los pueblos y comunidades indígenas y afro-mexicanas de la costa chica de Oaxaca ante la expansión neoliberal”. En Resistencia y territorialidad: culturas indígenas y afroamericanas, coords. Javier Laviña y Gemma Orobitg, 31-61. Barcelona: Universitat de Barcelona.
Williams, Raymond. 1988. Marxismo y literatura.Barcelona: Ediciones Península.
Wilson, Pamela y MichelleStewart. 2008. Global Indigenous Media.Atlanta: Duke University Press.
Wolf, Eric. 2003. “Aspectos das relações de grupos em uma sociedade complexa: México”. En Contribuições de Eric R. Wolf, orgs. BelaFeldman-Bianco y Gustavo LinsRibeiro, 73-91. São Paolo: Editora UnB/Imprensa Oficial/Editora Unicamp.
Zeitlin, Judith F. 2005. Cultural Politics in Colonial Tehuantepec. Community and State among the Isthmus Zapotec, 1500-1750.Standford: Stanford University Press.
Relatoría del Taller de Reflexión e Información sobre el Proyecto Eólico. Llevado a cabo en Juchitán de Zaragoza, Oaxaca, los días 19 y 20 de abril de2008.