Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología

Antipod. Rev. Antropol. Arqueol | eISSN 2011-4273 | ISSN 1900-5407

Emoção e novas espiritualidades. Por uma perspectiva relacional e situada dos afetos

No. 28 (2017-05-01)
  • Nicolás Viotti

Resumo

Religiosidades com um forte componente “emocional” tiveram grande visibilidade na sociedade Argentina nas últimas décadas. Este artigo analisa o choro nos grupos ligados às espiritualidades Nova Era e ao catolicismo revivalista no contexto mais amplo das chamadas “novas espiritualidades”. O artigo tem também o objetivo de refletir sobre as afinidades entre o sagrado e os afetos como objetos da análise nas ciências sociais, particularmente frisa a importância da abordagem relacional no campo mais amplo do estudo dos afetos. Considera criticamente as análises mais generalizadas sobre o “emocionalismo” como crise contemporânea do “social” ou como locus da“experiência subjetiva”. Em suma, pretende-se enfatizar como reconstruir as teorias nativas sobre as causas da emoção, em tanto processo relacional e situado que considera as relações entre humanos e não-humanos, as ideias sobre a causa e a eficácia, resulta uma estratégia complementar para o estudo antropológico das emoções.

Palavras-chave: emoção, espiritualidade nova era, catolicismo renovado, subjetividade, teoria nativa

Referências

Asad, Talal. 1993. Genealogies of Religion. Discipline and Reasons of Power in Christianity and Islam. Baltimore: Johns Hopkins University Press.

Asad, Talal. 2003. Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Stanford: Stanford University Press.

Bellah, Robert. 1985. Habits of the Heart. Berkeley: University of California Press.

Cabrera, Paula. 2011. “Nuevas prácticas, nuevas percepciones. La experiencia de la renovación carismática católica”. Ilha. Revista de Antropología 3 (1): 121-137.

Carozzi, Maria Julia. 2000. Nueva Era y terapias alternativas. Construyendo significados en el discurso y en la interacción. Buenos Aires: Educa.

Champion, Françoise y DanièleHervieu-Léger. 1990. De l’émotion en religion. París: Centurion.

Crapanzano, Vincent. 1994. “Réflexions sur une anthropologie des émotions”. Terrain 22: 109-117.

Csordas, Thomas. 1994. The Sacred Self. A Cultural Phenomenology of Charismatic Healing. Berkeley: University of California Press.

Csordas, Thomas. 1999. “The Body’s Career in Anthropology”. En Anthropological Theory Today, coordinado por Henrietta Moore, 172-205. Cambridge: Polity Press.

Csordas, Thomas. 2001. Language, Charisma, and Creativity. Ritual Life in the Catholic Charismatic Renewal. Nueva York: Palgrave.

Elias, Norbert. 1989. El proceso de la civilización. México: FCE.

Englund, Harri y JamesLeach. 2000. “Ethnography and the Meta-Narratives of Modernity”. Current Anthropology 2 (41): 225-248.

Favret-Saada, Jeanne. 1994. “Weber, les émotions et la religión”. Terrain 22: 93-108.

Favret-Saada, Jeanne. 2009. “Être affecté”. En Désorceler, 145-162. París: Éditions de l’Olivier.

Frigerio, Alejandro. 2013. “Lógicas y límites de la apropiación new age: dónde se detiene el sincretismo”. En Variaciones y apropiaciones latinoamericanas del new age, compilado por ReneDe La Torre, Cristina GutiérrezZúñiga y Nahayeilli JuárezHuet, 47-70. México: CIESAS.

Giménez Béliveau, Verónica. 2003. “La comunidad, la Iglesia, los peregrinos. Formas de sociabilidad en dos grupos católicos emocionales de la periferia de Buenos Aires”. Religião e Sociedade 23 (1): 73-106.

Heelas, Paul. 1996. The New Age Movement. Oxford: Blackwell.

Heelas, Paul. 2008. Spiritualities of Life. Oxford: Blackwell.

Illouz, Eva. 2008. Saving the Modern Soul: Therapy, Emotions, and the Culture of Self-Help.Berkeley:University of California Press.

Latour, Bruno. 2007. Nunca fuimos modernos. Ensayo de antropología simétrica. Buenos Aires:Siglo XXI.

Lutz, Catherine y Geoffrey M.With. 1986. “The Anthropology of Emotions”. Annual Review of Anthropology 15: 405-436.

Mallimaci, Fortunato. 2009. “Cuentapropismo religioso: creen sin ataduras. El nuevo mapa religioso en la Argentina urbana”. En Religión, política y sociedad. Pujas y transformaciones en la historia argentina reciente, compilado por AlgoAmeigeiras y José PabloMartín, 15-43. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento, Prometeo.

Mallimaci, Fortunato y Verónica GiménezBéliveau. 2007. “Creencias e increencia en el Cono Sur de América. Entre la religiosidad difusa, la pluralización del campo religioso y las relaciones con lo público y lo político”. Revista Argentina de Sociología 9: 44-63.

Racliffe-Brown, Alfred R. 1922. The Andaman Islanders; a Study in Social Anthropology.Cambridge:Cambridge University Press.

Reddy, William M. 1997. “Against Constructionism. The Historical Ethnography of Emotions”. Current Anthropology 3 (38): 327-351.

Rosaldo, Michelle. 1984. “Toward an Anthropology of Self and Feeling”. En Culture Theory. Essays on Mind, Self and Emotion, compilado por RichardShweder y Robert A.LeVine, 137-157. Nueva York: Cambridge University Press.

Rosaldo, Renato. 1989. Culture and Truth: The Remaking of Social Analysis. Boston: Beacon Press.

Viotti, Nicolás. 2009. “Los hombres también lloran. Masculinidad, sensibilidad y etnografía entre católicos emocionales porteños”. Ciencias Sociales & Religión 11: 35-58.

Viotti, Nicolás. 2010. “El lugar de la creencia y la transformación religiosa en las clases medias de Buenos Aires”. Apuntes de Investigación del CECyP 18: 39-68.

Viotti, Nicolás. 2014. “Revisando la psicologización de la religiosidad”. Culturas Psi 2: 8-25.