Viageiras, habitações e praças: andares para uma etnografia feminista do exílio
No. 35 (2019-04-01)Autor(es)
-
Liz Rincón Suárez
Resumo
Objetivo/contexto: o artigo tem como objetivo discutir resultados metodológicos para a pesquisa sobre o exílio político, baseados no fazer da etnografia feminista. O argumento central é que o feminismo tem contribuído com ferramentas metodológicas importantes para o entendimento do fenômeno migratório involuntário. Metodologia: a pesquisa aplicou etnografia multisituada com mulheres exiladas. Situa-se no período de 2008 a 2019. Com base na exploração da migração forçada internacional de colombianas à cidade de Barcelona, Espanha, proponho entender as etnografias feministas como um ponto intersticial próximo à dimensão íntima dos sujeitos e como um lugar de enunciação para reivindicar o processo reflexivo da pesquisa social. Conclusões: o estudo mostra como o exercício etnográfico e a experiência de vida das mulheres exiladas, supõe a conquista dos mundos privados e públicos nas sociedades de acolhida. Ao mesmo tempo, explica a complexidade que representa habitar e produzir conhecimento em contextos de guerra e inequidade a partir de um olhar feminino. Originalidade: este artigo desenvolve três aspectos que constituem resultados importantes para a prática das etnografias feministas: primeiro, explora o corpo móvel das etnógrafas e das viajantes; segundo, indaga no íntimo como uma categoria vai além do textual para aproximar a relação entre corpos, sons e objetos; terceiro, realça-se a importância de reflexividade que se deriva na ética colaborativa, nos pactos femininos e nas etnografias de contato.
Referências
Abu-Lughod, Lila. 1991. “Writing against Culture”. En Recapturing Anthropology: Working in the Present, editado por RichardFox, 137–161Santa Fe: School of American Research Press.
Alonso-Cambrón, Miguel. 2011. “Socioacústica y etnografía urbana. Reflexiones en torno al caso de la Part Alta de Tarragona”. Arxiu d’Etnografia de Catalunya 11: 51-76, disponible en: http://www.raco.cat/index.php/AEC/article/viewFile/270416/358008
Asprilla, Francisco. 2000. “Exiliados y exiliadas colombianas en Madrid 1986-1996”, tesis de Antropología, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.
Bourdieu, Pierre y LoïcWacquant. 2005. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
Calderón de la Barca, Madame (Frances Erskine Inglis). 1977. La vida en México. Durante una residencia de dos años en ese país. México D. F.: Editorial Porrúa México.
Casasole, Maria Elena. 2013. “Ojos de mujer observan el mundo: la escritura de viaje femenina”. Investigaciones Feministas 4: 241-254. https://doi.org/10.5209/rev_INFE.2013.v4.43891
CCJ, Iepri y Aecid. 2018. ¿Cuáles son los patrones? Asesinatos de líderes sociales en el Post Acuerdo, disponible en: https://www.cinep.org.co/publicaciones/es/producto/cualesson-los-patrones-asesinatos-de-lideres-sociales-en-el-post-acuerdo/
Cortés, Erika Alejandra. 2014. “Feminización y subalternización del otro enemigo. Construcción y destrucción de corporalidades en contextos de conflicto armado y violencia extrema”. Colombia Internacional 80: 57–82. https://doi.org/10.7440/colombiaint80.2014.03
Da Silva Catela, Ludmila. 2005. “Testimonios y silencios. La entrevista sobre situaciones límites: análisis y problemas metodológicos”. Ponencia presentada en el Taller del Seminario Internacional sobre Memoria e Historia, 105-122. Ciudad de Guatemala: Avancso.
De Certeau, Michel. 2000. “Andares de la ciudad”. En La invención de lo cotidiano, Michelde Certeau, 103–122. México D. F: Universidad Iberoamericana.
Domínguez Ruiz, Ana Lidia Magdalena. 2015. “El poder vinculante del sonido. La construcción de la identidad y la diferencia en el espacio sonoro”. Alteridades 25 (50): 95–104.
Echeverri Buriticá, María Margarita. 2014. “A los dos lados del Atlántico. reconfiguraciones de los proyectos migratorios y la vida familiar transnacional de la población colombiana en España”. Papeles del CEIC 2 (109): 1-28, disponible en: http://www.ehu.eus/ojs/index. php/papelesCEIC/article/view/12988/12435
Espinosa, Mónica. 2000. “Sin nostalgia por la coherencia maestra: subversiones feministas en epistemología y etnografía”. En Antropologías transeúntes, compilado por EduardoRestrepo y María VictoriaUribe, 229-268. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia (Icanh).
Feld, Steven. 1996. “Pygmy POP. A Genealogy of Schizophonic Mimesis”. Yearbook for Traditional Music 28: 1–35.
Feld, Steven. 1981. “‘Flow like a Waterfall’: The Metaphors of Kaluli Musical Theory”. Yearbook for Traditional Music 13: 22–47.
Giddens, Anthony. 1998. La transformación de la intimidad: sexualidad, amor y erotismo en las sociedades modernas. Madrid: Catedra Ediciones.
Gómez Albarello, Susana y Lara GarcíaRodríguez. 2011. “Relatos del ser ciudadano en el exilio”, tesis de Psicología, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, disponible en: https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/7889/tesis150.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Gregorio, Carmen. 2006. “Contribuciones feministas a problemas epistemológicos de la disciplina antropológica: representación y relaciones de poder”. AIBR. Revista de Antropología Iberoamericana 1 (1): 22-39.
Illouz, Eva. 2007. Intimidades congeladas. Las emociones en el capitalismo. Buenos Aires: Katz Editores.
Kristeva, Julia. 1991. Sol negro. Depresión y melancolía. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamérica.
Marín, Maite. 2010. “Los objetos y la memoria: pequeña etnografía de un piso en La Barceloneta”. Perifèria: Revista de Recerca i Formació en Antropologia 13: 1–16.
Mèlich, Joan-Carles. 2010. “Poética de lo íntimo (sobre ética y antropología).” ARS Brevis 16: 314-331, disponible en: https://www.raco.cat/index.php/arsbrevis/article/viewFile/244312/327316
Naranjo Giraldo, Gloria. 2015. “El nexo migración-desplazamiento-asilo, en el orden fronterizo de las cosas. Una propuesta analítica”. Estudios Políticos 47: 265-284. http://dx.doi.org/10.17533/udea.espo.n47a15
Pérez-Bustos, Tania, VictoriaTobar-Roa y SaraMárquez-Gutiérrez. 2016. “Etnografías de los contactos. Reflexiones feministas sobre el bordado como conocimiento”. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología 26: 47–66. https://doi.org/10.7440/antipoda26.2016.02
Pratt, Mary Louise. 2010. Ojos imperiales. Literatura de viajes y transculturación. México D. F.: Fondo de Cultura Económica.
Ranero, Mayabel. 2007. “Mujeres viajeras”. ULÚA. Revista de Historia, Sociedad y Cultura 5 (10): 9-38, disponible en: https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/9548/pages938.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Roniger, Luis. 2009. “El exilio y su impacto en la reformulación de perspectivas identitarias, políticas e institucionales”. Revista de Ciencias Sociales 3 (125): 83–101.
Sánchez-Blake, Elvira. 2002. “El legado del desarme: voces y reflexiones de las excombatientes del M-19”. Journal of Latin American Anthropology 7 (1): 254-275.
Sennet, Richard. 1994. Carne y piedra. El cuerpo y la ciudad en la civilización Ocidental. Madrid: Alianza Editorial.
Sloterdijk, Peter. 2003. Esferas 1. Burbujas: Microesferología. Madrid: Siruela.
Sontag, Susan. 1967. “The Aesthetics of Silence”, Aspen 5+6, ítem 3, disponible en: http://www.ubu.com/aspen/aspen5and6/threeEssays.html#sontag
Tristán. Flora. 2003. Peregrinaciones de una paria. Lima: Editorial Universidad Nacional Mayor de San Marcos.