Resistindo ao clientelismo. Publicidade governamental e subsistência da imprensa crítica
No. 95 (2018-07-01)Autor(es)
-
María Grisel Salazar RebolledoCentro de Investigación y Docencia Económicas (México)
Resumo
O clientelismo é uma das estratégias mais utilizadas em regimes híbridos para permitir que os governantes ajam com vantagem sobre a oposição. A literatura tem se concentrado em estudar o clientelismo eleitoral, mas pouco sabemos sobre as dinâmicas do clientelismo usadas para controlar a crítica midiática: uma maior quantidade de recursos investidos em publicidade governamental produz necessariamente uma imprensa mais dócil? A partir da análise de manchetes dos principais jornais estaduais mexicanos, neste artigo, prova-se que a eficácia do clientelismo para silenciar uma imprensa crítica é relativa, e que está condicionada pela presença da oposição política, que age como aliada estratégica da imprensa sob cenários de controle clientelista.
Referências
Aroche, Ernesto. 2017. “Fueron $1,232 millones y no $809 los que gastó Moreno Valle en publicidad oficial”. Lado B, abril 26. https://ladobe.com.mx/2017/04/fueron-1232-millones-no-809-los-gasto-moreno-valle-publicidad-oficial/
Artículo 19.2015. Estado de censura. Informe 2014. México: Artículo 19.
Artículo 19 y Fundar. 2013. Publicidad oficial. Índice de acceso al gasto en publicidad oficial en las entidades federativas. México: Artículo 19-Fundar.
Artículo 19 y Fundar. 2014. El costo de la legitimidad. El uso de la publicidad oficial en las entidades federativas. México: Artículo 19, Fundar y Open Society Institute.
Artículo 19 y Fundar. 2015. Libertad de expresión en venta. Acceso a la información y censura indirecta en publicidad oficial. México: Artículo 19-Fundar.
Auyero, Javier. 1999. “‘From the Client’s Point(s) of View’: How Poor People Perceive and Evaluate Political Clientelism”. Theory and Society 28: 297-334.
Balán, Manuel. 2011. “Competition by Denunciation: The Political Dynamics of Corruption Scandals in Argentina and Chile”. Comparative Politics 43 (4): 459-478.
Behrend, Jacqueline. 2011. “The Unevenness of Democracy at the Subnational Level. Provincial Closed Games in Argentina”. Latin American Research Review 46 (1): 150-174.
Béjar, Luisa, y JosafatCortez. 2015. “Los estudios legislativos en México”. En La Ciencia Política en México. ¿Qué sabemos?, editado por FranciscoReveles, 72-89. México: UNAM.
Besley, Timothy y AndreaPrat. 2006. “Handcuffs for the Grabbing Hand? Media Capture and Government Accountability”. American Economic Review 96 (3): 720736.
Boas, Taylor. 2012. “Mass Media and Politics in Latin America”. En Constructing Democratic Governance in Latin America, editado por JorgeDomínguez y MichaelShifter, 48-77. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Briquet, Jean-Louis. 1998. “La politique clientélaire. Clientélisme et processus politique”. En Le clientélisme politique dans les sociétés contemporaines, editado por Jean-LouisBriquet y FrédéricSawicki, 7-38. París: PUF.
Burkholder, Arno. 2016. La red de espejos. Una historia del diario Excélsior 19161976. México: Fondo de Cultura Económica.
Centro Mexicano para la Filantropía (CEMEFI). 2015. Directorio de Instituciones Filantrópicas. México: CEMEFI. URL: http://200.57.117.52/Directorio/Busquedas/frmBusquedaAvanzada.aspx
Cleary, Matthew. 2010. The Sources of Democratic Responsiveness in Mexico. Indiana: University of Notre Dame Press.
Comisión Interamericana de Derechos Humanos-Organización de los Estados Americanos (CIDH-OEA). 2011. Principio sobre regulación de la publicidad oficial y libertad de expresión. URL: https://www.oas.org/es/cidh/expresion/docs/publicaciones/publicidad%20oficial%202012%20o5%2007.pdf
Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (CONACULTA). 2010. Encuesta Nacional sobre Há bitos, Prácticas y Consumo Culturales. URL: http://www.cultura. gob.mx/encuesta_nacional/#.V_6R-yQvzo0
Cornelius, Wayne. 1999. “Subnational Politics and Democratization: Tensions between Center and Periphery in the Mexican Political System”. En Subnational Politics and Democratization in Mexico, editado por WayneCornelius, ToddEisenstadt y JaneHindley, 3-18. San Diego: Center for US-Mexico Studies, University of California, San Diego.
De León, Salvador y EmmaHernández. 2015. “La violencia en el periodismo de Aguascalientes”. En Violencia y periodismo regional en México, editado por CeliaDel Palacio, 49-90. México: Juan Pablos.
Del Palacio, Celia. 2004. “La imprenta y el periodismo en las regiones de México (1539-1820)”. Comunicación y Sociedad (2): 161-184.
Del Palacio, Celia. 2006. Rompecabezas de papel. México: Miguel Ángel Porrúa-Universidad de Guadalajara.
Del Palacio, Celia. 2009. “Una mirada a la historia de la prensa en México desde las regiones. Un estudio comparativo (1792-1950)”. Revista de Historia Iberoamericana 2 (1): 80-96.
Del Palacio, Celia. 2015. “En Veracruz se aprende a vivir con miedo”. En Violencia y periodismo regional en México, editado por Celia DelPalacio, 405-452. México: Juan Pablos.
DiTella, Rafael e IgnacioFranceschelli. 2010. “Government Advertising and Media Coverage of Corruption Scandals”. NBER Working Paper (15402).
Downs, Anthony. 1957. An Economic Theory of Democracy. Nueva York: Harper and Row.
Durazo-Herrmann, Julián. 2017. “Media and Subnational Democracy: The Case of Bahia, Brazil”. Democratization 24 (1): 81-99. https://doi:.org/10.1080/13510347.2015.1101453
Eisenstadt, Shmuel Noah y LuisRoniger. 1984. Patrons, Clients and Friends. Cambridge: Cambridge University Press.
Espino, Germán y EfraínMendoza. 2015. Gobernadores, enclaves del autoritarismo en México. México: Fontamara.
Fico, Frederick, StephenLacy y FrederickFico. 2005. Analyzing Media Messages. Using Quantitative Content Analysis in Research. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates.
Fox, Jonathan. 1994. “The Difficult Transition from Clientelism to Citizenship. Lessons from Mexico”. World Politics 46 (2): 151-184.
Freedom House. 2015. Freedom of the Press. Washington: Freedom House.
Gartner, Scott y PatrickRegan. 1996. “Threat and Repression: The Non-Linear Relationship between Government and Opposition Violence”. Journal of Peace Research 33 (3): 273-287.
Gentzow, Matthew, Edward L.Glaeser y ClaudiaGoldin. 2004. “The Rise of the Fourth Estate. How Newspapers Became Informative and Why It Mattered”. En Corruption and Reform: Lessons from America’s Economic History, editado por EdwardGlaeser y ClaudiaGoldin, 187-230. Chicago: University of Chicago Press.
Gentzow, Matthew y JesseShapiro. 2006. “Media Bias and Reputation”. Journal of Political Economy 114: 280-316.
Gentzow, Matthew y JesseShapiro. 2010. “What Drives Media Slant? Evidence from U.S. Daily Newspapers”. Econometrica 78 (1): 35-71.
Gibson, Edward. 2005. “Boundary Control: Subnational Authoritarianism in Democratic Countries”. World Politics 58 (1): 101-132.
Gibson, Edward. 2012. Boundary Control: Subnational Authoritarianism in Federal Democracies. Cambridge: Cambridge University Press.
Giraudy, Agustina. 2010. “The Politics of Subnational Undemocratic Regime Reproduction in Argentina and Mexico”. Journal of Politics in Latin America 2 (2): 53-84.
Giraudy, Agustina. 2013. “Varieties of Subnational Undemocratic Regimes: Evidence from Argentina and Mexico”. Studies in Comparative International Development 48 (1): 51-80. https://doi.org/10.1007/s12116-012-9117-4
Guerrero, Manuel. 2009. The Emergence of Political Pluralism in Mexican Broadcasting: Economics over Politics. Saarbrücken: VDM Publishing.
Hallin, Daniel y PaoloMancini. 2004. Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
Hallin, Daniel y PaoloMancini. 2012. Comparing Media Systems Beyond the Western World. Cambridge: Cambridge University Press.
Hallin, Daniel y StylianosPapathanassopoulos. 2002. “Political Clientelism and the Media: Southern Europe and Latin America in Comparative Perspective”. Media, Culture and Society (24): 175-195.
Helmke, Gretchen y JeffreyStaton. 2010. “El rompecabezas de la política judicial en América Latina: Una teoría sobre el litigio, las decisiones judiciales y los conflictos entre poderes”. En Tribunales constitucionales en América Latina, editado por GretchenHelmke y JulioRíos-Figueroa, 514-63. México: Suprema Corte de Justicia de la Nación.
Hochstetler, Kathryn. 2006. “Rethinking Presidentialism: Challenges and Presidential Falls in South America”. Comparative Politics 36: 401-418.
Hughes, Sallie. 2006. Newsroom in Conflict: Journalism and Democratization of Mexico. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press.
Kitschelt, Herbert. 2000. “Linkages between Citizens and Politicians in Democratic Polities”. Comparative Political Studies 33 (6/7): 845-879.
Kitschelt, Herbert y StevenWilkinson. 2007a. “Citizen-Politician Linkages: An Introduction”. En Patrons, Clients and Policies, editado por HerbertKitschelt y StevenWilkinson, 1-49. Nueva York: Cambridge University Press.
Kitschelt, Herbert y StevenWilkinson. 2007b. Patrons, Clients and Policies. Cambridge: Cambridge University Press.
Laakso, Markku y ReinTaagepera. 1979. “Effective Number of Parties: A Measure with Application to West Europe”. Comparative Political Studies 12: 3-27.
Larreguy, Horacio, JohnMarshall y JamesM. Snyder. 2014. “Revealing Malfeasance: How Local Media Facilitates Electoral Sanctioning of Mayors in Mexico”. Working Paper 20697 (National Bureau of Economic Research).
Larrosa, Juan Sebastián. 2014. “Estructura de la prensa generalista en Guadalajara (1990-2010)”. En Abordajes emergentes al estudio de la comunicación, editado por Franciscode Jesús Aceves y FranciscoHernández, 41-70. Guadalajara: Universidad de Guadalajara.
Lawson, Chappell. 2002. Building the Fourth Estate. Democratization and the Rise of a Free Press in Mexico. Los Ángeles: University of California Press.
Levitsky, Steven y LucanWay. 2010. Competitive Authoritarianism. Hybrid Regimes after the Cold War. Cambridge: Cambridge University Press.
Lujambio, Alonso. 2002. “Gobiernos divididos en once estados de la federación Mexicana: 1989-1997”. En Gobernar sin mayoría. México: 1867-1997, editado por María AmparoCasar e IgnacioMarván, 319-349. México: CIDE-Taurus.
Márquez, Mireya. 2015. “El impacto de la violencia criminal en la cultura periodística posautoritaria: La vulnerabilidad del periodismo regional en México”. En Violencia y periodismo regional en México, editado por Celia DelPalacio, 15-48. México: Juan Pablos.
Merchant, Diana. 2017. “Relaciones de cortesía en el campo periodístico de Baja California, México: El caso de los periodistas de periódicos y oficinas de comunicación social”. Comhumanitas 8 (1): 81-102.
Moustafa, Tamir. 2007. The Struggle for Constitutional Power. Cambridge: Cambridge University Press.
Moustafa, Tamir. 2008. “Law and Resistance in Authoritarian States: The Judicialization of Politics in Egypt”. En The Politics of Courts in Authoritarian Regimes, editado por TomGinsburg y TamirMoustafa, 132-155. Nueva York: Cambridge University Press.
Oates, Sarah. 2007. “The Neo-Soviet Model of the Media”. Europe-Asia Studies 59 (8): 1279-97.
Orme, William A.1997. A Culture of Collusion: An Inside Look at the Mexican Press. Miami: North South Center Press-Lynne Rienner.
Patrón, Fernando y RosaMaría Pérez. 2012. “Aproximaciones para la medición del poder efectivo en los congresos estatales en México a través de la producción legislativa. Una revisión de ocho entidades federativas”. Revista Legislativa de Estudios Sociales y de Opinión Pública 5 (9): 7-38.
Pérez-Liñán, Aníbal. 2007. Presidential Impeachment and the New Political Instability in Latin America. Cambridge: Cambridge University Press.
Reveles, Francisco. 2011. “Los estudios sobre los congresos locales en México. Temas y problemas”. Estudios Políticos (23): 11-30.
Ríos-Figueroa, Julio y LuisFernando Soto. 2017. “Competencia electoral e independencia judicial en los estados de México, 1985-2014”. Revista Mexicana de Sociología 79 (2): 287-318.
Schedler, Andreas. 2004. “‘El voto es nuestro’: Cómo los mexicanos perciben el clientelismo electoral”. Revista Mexicana de Sociología 66 (1): 57-97.
Schedler, Andreas. 2006. “The Logic of Electoral Authoritarianism”. En Electoral Authoritarianism: The Dynamics of Unfree Competition, editado por AndreasSchedler, 1-23. Boulder: Lynne Rienner Publishers.
Schudson, Michael. 2003. The Sociology of the News. Nueva York: Norton and Company.
Singer, Leticia. 1993. Mordaza de papel. México: El Caballito.
Snyder, Richard. 1999. “After the State Withdraws: Neoliberalism and Subnational Authoritarian Regimes in Mexico”. En Subnational Politics and Democratization in Mexico, editado por WayneCornelius, JaneHindley y Todd A.Eisenstadt, 295-341. La Jolla: The Center for U.S.-Mexican Studies-University of California.
Stokes, Susan. 2007. “Political Clientelism”. En The Oxford Handbook of Comparative Politics, editado por CarlesBoix y Susan C.Stokes, 604-627. Nueva York: Oxford University Press.
Trejo Delarbre, Raúl. 2001. Mediocracia sin mediaciones. Prensa, televisión y elección. México: Cal y Arena.
Vanberg, Georg. 2005. The Politics of Constitutional Review in Germany. Cambridge: Cambridge University Press.
Waisbord, Silvio. 2000. Watchdog Journalism in South America. News, Accountability and Democracy. Nueva York: Columbia University Press.
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.