Da guerra dos mundos à guerra dos tempos: tecno-bio-poder e aceleração social no filme Blade Runner, de Ridley Scott
No. 65 (2018-07-01)Autor(es)
-
Josetxo BeriainUniversidad Pública de Navarra (UPNA) (España)
Resumo
Este trabalho analisa o significado e as funções da aceleração e da intensificação do limiar da existência humana, como consequência da aplicação do tecno-bio-poder à vida humana, por meio do desenho genético, tomando como estudo de caso o filme de ficção científica Blade Runner, de Ridley Scott. Os autores consultados para construir o referencial teórico são Reinhart Koselleck —suas extraordinárias análises sócio-históricas sobre a aceleração—, Herman Lübbe e David Harvey —suas análises sobre o fenômeno de compressão do tempo— e Harmut Rosa —na teoria dos motores da aceleração moderna. Explora-se a influência de variáveis como a biotecnologia e a Inteligência Artificial na criação de um novo tempo acelerado, que redefinem a natureza humana e seus contextos sociais e cognitivos. Conclui-se que a evolução natural tem sido redefinida pelo desenho humano.
Referências
Aguiluz, Maya. 2009. El lejano próximo. Estudios sociológicos sobre extrañeidad. Barcelona: Anthropos.
Alexander, Jeffrey C. 2003. The Meanings of Social Life. A Cultural Sociology. Oxford: Oxford University Press.
Anaxágoras. 1978. Los filósofos presocráticos. Madrid: Gredos.
Bauman, Zygmunt. 1996. “Modernidad y ambivalencia”. En Las consecuencias perversas de la modernidad, editado por JosetxoBeriain, 73-121. Barcelona: Anthropos.
Bellah, Robert N. 2011. Religion in the Human Evolution. From the Paleolithic to the Axial Age. Cambridge: Harvard University Press.
Benjamin, Walter. 1989. Discursos interrumpidos. Madrid: Taurus.
Beriain, Josetxo. 2008. Aceleración y tiranía del presente. La metamorfosis en las estructuras temporales de la modernidad. Barcelona: Anthropos.
Castells, Manuel. 1997. The Network Society. Cambridge: Blackwells.
CeruloKaren A. 2009. “Non Humans in Social Interaction”. Annual Review of Sociology 35: 531-52.
Chodorow, Nancy. 1997. “Gender, Relation and Difference in Psychoanalytic Perspective”. En Gender, editado por CarolGould, 25-40. Nueva York: Humanities Press.
Donald, Merlin. 1990. Origins of the Modern Mind. Three Stages in the Evolution of Culture and Cognition. Cambridge: Harvard University Press.
Du Bois, W. E. B. [1903] 1961. The Souls of Black Folk. Greenwich, Conn: Fawcett Premier Book.
Durkheim, Émile y MarcelMauss. 1996. “Sobre algunas formas primitivas de clasificación”. En Clasificaciones primitivas, editado por ÉmileDurkheim, 23-103. Barcelona: Ariel.
Eriksen, Thomas. 2001. Tyranny of the Moment. Fast and Slow Time in the Information Age. Londres: Pluto Press.
Ferry, Luc. 2017. La revolución transhumanista: Cómo la tecnomedicina y la uberización del mundo van a transformar nuestras vidasMadrid: Alianza.
Foucault, Michel. 1977. Surveiller et punir. París: Gallimard.
Franklin, Benjamin. 1989. Autobiografía y otros escritos. México: Editorial Porrúa.
García Selgas, Fernando José. 1999, “El cyborg como reconstrucción del agente social”. Política y Sociedad 30: 165-193.
Geertz, Clifford. 1983. “Blurred Genres: The Refiguration of Social Thought”. En Local Knowledge, 19-36. Nueva York: Basic Books.
Geissler, Karlheinz. 2005. Alles. Gleichzeitig. Und zwar sofort. Friburgo: Herder.
Girard, René. 1972. La violence et le sacré. París: Fayard.
GleickJames. 1999. Faster. The Acceleration of Just about Everything. Nueva York: Vintage.
Gorz, André. 1981. Adios al proletariado. Más allá del socialismo. Barcelona: El Viejo Topo.
Habermas, Jürgen. 2001. Die Zukunft der menschlichen Natur. Auf dem Weg zu einer liberalen Eugenik?Fráncfort: Suhrkamp.
Halbwachs, Maurice. 2011. La memoria colectiva. Buenos Aires: Miño Dávila.
Haraway, Donna. 1991. Simians, Cyborgs and Women. The Reinvention of Nature. Londres: Free Association Books.
Harvey, David1991. The Condition of Postmodernity. Londres: Wiley.
Heidegger, Martin. 1999. Tiempo y ser. Madrid: Tecnos.
Hubert, Henri y MarcelMauss. [1898] 1981. Sacrifice. Its Nature and Functions. Chicago: Chicago University Press.
Koselleck, Reinhart. 2000. Zeitschichten. Fráncfort: Suhrkamp.
Lübbe, Hermann. 2003. Im Zug der Zeit. Berlín: Springer.
Luhmann, Niklas. 1980. “Temporalisierung von Komplexität: Zur Semantik neuzeitlicher Zeitbegriffe”. Gesellschaftsstruktur und Semantik 1: 235-301.
LuhmannNiklas. 1992. Beobachtungen der Moderne. Opladen: Westdeutscher.
Maiz, Ramón. 2017. “Una cuerda sobre el abismo. Modernismo y postmodernismo en Metrópolis (Fritz Lang) y Blade Runner (Ridley Scott)”. En Cine y política, editado por ManuelAlcántara. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales.
Marx.Karl. 1976. El capital. Crítica de la economía política, vol. 1. México: Fondo de Cultura Económica.
Mead, George Herbert. 2008. La filosofía del presente. Madrid: CIS.
Neumann, Erich. 1990. Tiefenpsychogie und neue Ethik. Fráncfort: Fisher.
Nietzsche, Friedrich. 1978. Así habló Zaratustra. Madrid: Alianza.
Osten, Manfred. 2003. “Alles Veloziferisch”. Goethes Entdeckung der Langsamkeit. Fráncfort: Suhrkamp.
Ramos, Ramón. 2007. “Presentes terminales: Un rasgo de nuestro tiempo”. En Espacios y tiempos inciertos de la cultura, editado por Juan A.Roche, 171-182. Barcelona: Anthropos.
Ramos, Ramón. 2014. “Atemporalización y presentificación del mundo social en la sociología contemporánea”. Política y Sociedad 51 (1): 147-176.
Reckwitz, Andreas. 2013. Die Erfindung der Kreativität. Zum Prozess gesellschaftlicher Ästhetisierung. Fráncfort: Suhrkamp.
Riesman, David. 1964. La muchedumbre solitaria. Buenos Aires: Paidós.
Rosa, Harmut. 2005. Beschleunigung. Die Veränderung der Zeitstrukturen in der Moderne. Fráncfort: Suhrkamp.
Sandel, Michael J. 2007. The Case against Perfection. Cambridge: Harvard University Press.
Schwab, Klaus. 2016. La Cuarta Revolución Industrial. Barcelona: Penguin Random House.
Simmel, Georg. 1977. Filosofía del dinero. Madrid: Instituto de Estudios Políticos.
Simmel, Georg. 1986a. El individuo y la libertad. Barcelona: Península.
Simmel, Georg. 1986b. Sociología. Estudios sobre las formas de socialización. Vol. 2. Madrid: Alianza.
Turner, Victor. 1967. The Forest of Symbols. Ithaca: Cornell University Press.
ZerubavelEviatar. 1991. The Fine Line. Making Distinctions in Everyday Life. Chicago: Chicago University Press.
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.