Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

Orientação vocacional. Entre o desejo, o contexto e a história

No. 1 (2018-06-01)
  • Silvia Ochoa Ayala
    Instituto Politécnico Nacional, DIE CINVESTAV, México (sochoa@cinvestav.mx)

Resumo

A orientação vocacional é uma atividade educativa que trata sobre a complexidade que implica tomar decisões sobre o tipo de formação que os educandos receberão, seja para incorporar-se a curto prazo ao campo laboral ou para continuar com estudos superiores e pós-graduações. Como toda atividade educativa, tem uma história que deixa marca em seu trabalho formativo. Este trabalho busca unir os olhares da história da orientação a partir de seu alvorecer no México e questionar algumas práticas atuais, assim como pensar os estudantes de ensino médio como seres complexos, contextualizados, mais além da aplicação de testes ou de guias limitantes que pretendem dirigir o destino estudantil. Apresentam-se fragmentos de histórias vocacionais de uma estudante e sete colegas do mesmo grupo acadêmico que concluíram recentemente sua formação como técnicos em sistemas automotivos no Centro de Estudios Científicos y Tecnológicos n.° 7 do Instituto Politécnico Nacional (México). O gênero, o corpo, a condição etária e as desigualdades sociais são mostrados nos relatos de vida, mostrando a diversidade de situações que acompanham as decisões vocacionais.

Palavras-chave: jovens, orientação vocacional, vocação

Referências

Åberg, M. & Hedlin, M. (2015). ¿Happy objects, happy man? Affect and materiality in vocational training. Gender and Education, 27 (5), 523-538. DOI: 10.1080/09540253.2015.1069797

Ahmed, S. (2015). La política cultural de las emociones. México: PUEG, UNAM.

Álvarez, M. L., Carrillo, J. y González, M. M. (2014). El auge de la industria automotriz en México en el siglo XXI. Reestructuración y Catching Up. México: Instituto de Investigaciones Económicas, UNAM.

Álvarez, M. L. y Carrillo, J. (2014). Reestructuración productiva de la industria automotriz en México y Estados Unidos después de la crisis económica financiera de 2008. En: Álvarez, M. L; Carrillo, J. y González, M. M. El auge de la industria automotriz en México en el siglo XXI. Reestructuración y Catching Up. México: Instituto de Investigaciones Económicas, UNAM.

Bourdieu, P. (2009). El sentido práctico. México: Siglo XX.

Briones, C. (2007). Teorías performativas de la identidad y performatividad de las teorías. Tabula Rasa, 6, 55-83.

Carrillo, J. (2010). El auge de la industria automotriz en México en el siglo XX. México: Colegio de la Frontera Norte, UNAM.

Dussel, I. (2015). Feminists in search of a postcolonial turn: Locating ourselves in the geopolitics of knowledge. Gender and Education, 27 (2), 95-97. DOI: 10.1080/09540253.2015.1016328

Dussel, P. E. (2014). Las importaciones de la cadena autopartes-automotriz de Estados Unidos. Principales condiciones y características (1990-2012). En: Álvarez, M. L., Carrillo, J: y González, M. M. (Eds.), El auge de la industria automotriz en México en el siglo XXI. Reestructuración y Catching Up. México: Instituto de Investigaciones Económicas, UNAM.

Magaña, H. (2013). El discurso de la orientación educativa en México: la historia de los primeros años del siglo XX. Conferencias (1909). Enrique O Aragón: Ventajas e inconvenientes de la carrera de Médico.

Sr.Lic.D.FranciscoP.Herrasti: Ventajas e inconvenientes de la carrera de Abogado. Sr. Ing. D. Daniel Olmedo: Ventajas e inconvenientes de la carrera de Ingeniero. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 10 (25), 2-12.

Mallimaci, F. y GiménezB. V. (2006). Historia de vida y métodos biográficos. En: Irene Vasilachisde Gialdino, coord., Estrategias de investigación cualitativa (pp. 175-212). Barcelona: Gedisa.

Muñoz, B. (2013). Apuntes y pincelazos sobre la práctica de la orientación educativa curricular en México durante los siglos XVIII y la magra modernidad de los siglos XIX y XX. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 10 (25), 14-23.

PachecoF. A. (2013). La conformación del campo de la Orientación Educativa, siglos XIX y XX en México. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 10 (25), 24-32.

Rodríguez Ostria, G (2007) Vargas, C.; AriasA. K. y EdgleyJ. 2003. La profesión es todo. La profesión es nada. Los jóvenes benianos con relación al valor del mercado de su profesión e inserción laboral. La Paz: PIEB. T’inkazos. Revista Boliviana de Ciencias Sociales, 22, s/p. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426141565012