Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

Necessidades de treinamento para o ensino de ciências em professores na área Maia do México

No. 1 (2021-07-01)
  • Galo E. López Gamboa
    1Universidad Autónoma de Yucatán, Yucatán, México (galo.lopez@correo.uady.mx) ORCID ID: 0000-0001-5581-7489
  • Roger J. González González
    2Universidad Pedagógica Nacional – Unidad Mérida, Yucatán, México (rogr.gonzalez@gmail.com) ORCID ID: 0000-0003-2876-3539

Resumo

Esta pesquisa explora as necessidades de formação para o ensino de conteúdo científico em professores da educação básica na área Maia do México. O estudo foi realizado no Estado de Yucatán, por meio de uma análise documental e um questionário de autoavaliação da prática docente no ensino de ciências, aplicado na forma de survey a 49 professores que lecionam em comunidades como como Ticul, Oxkutzcab, Tizimín, Dzan, Kanasín, Progreso e Mérida, sendo representativos de todas as regiões do Eestado. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que há uma grande presença de professores normalistas na rede de ensino fundamental de Yucatán, que demandam estratégias para fortalecer sua formação profissional e contínua na área de ensino de ciências, possivelmente por meio de cursos formais de pósgraduação. Finalmente, o desenho de um estudo de avaliação com uma amostra maior de participantes é recomendado para identificar os desafios, experiências e questões críticas enfrentadas pelos professores do ensino de ciências em Yucatán.

Palavras-chave: Formação de professores, ensino de ciências, Maya (Maia)

Referências

Acker, D. y Gasperini, L. (2009). Education for rural people. Food and Agriculture Organization. http://www.fao.org/3/i0760e/i0760e.pdf

Aldana, M. (2012). ¿Qué le falta a la ciencia en México?. Revista Temas, 69, 26-30. https://www.fis.unam.mx/~max/MyWebPage/aldana_ciencia_en_mexico_temas_2012.pdf

Aranda, R. (2008). La formación docente como factor de mejora escolar (Tesis de doctorado). Universidad Autónoma de Madrid, España.

Bracamonte, P. y Lizama, J. (2003). Marginalidad indígena: una perspectiva histórica de Yucatán. Revista de Antropología social, 13, 83-98.

Buendía, A. (2016). La formación de nuevos investigadores educativos. Diálogos y debates. Revista de la Educación Superior, 45 (178), 101-108. http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2016.04.001

Carnevale, A. P., Smith, N. y Melton, M. (2011). STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics. Washington, DC: Center on Education and the Workforce.

Cazaux, Diana. (2008). La comunicación pública de la ciencia y la tecnología en la “sociedad del conocimiento”. Las universidades argentinas y la divulgación de su producción científica a través de internet. Bitácora-e: revista electrónica latinoamericana de estudios sociales, históricos y culturales de la ciencia y la tecnología, 1, 66-87. http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/25947/articulo7.pdf?sequence=2&isAllowed=y

COESPO (2020). Indicadores sobre nacimientos y tasas de fecundidad. Gobierno del Estado de Yucatán.

Cisneros-Cohernour, E. J. (2007). La enseñanza de las ciencias en escuelas secundarias de Yucatán: Cuestiones críticas, retos y posibles soluciones. Mérida: Universidad Autónoma de Yucatán.

CONEVAL (2012). Informe de pobreza y evaluación en el estado de Yucatán 2012. México: Autor. https://www.coneval.org.mx/coordinacion/entidades/Documents/Informes%20de%20pobreza%20y%20evaluaci%C3%B3n%202010-2012_Documentos/Informe%20de%20pobreza%20y%20evaluaci%C3%B3n%202012_Yucat%C3%A1n.pdf

CONEVAL (2017). Medición de la pobreza en México y en las Entidades Federativas. Informe 2017. https://www.coneval.org.mx/Medicion/MP/paginas/pobreza_2016.aspx

Díaz, T. y Alemán, P. A. (2008). La educación como factor de desarrollo. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 23, 1-15. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194220391006

Dina, G. (2018). Algunas reflexiones sobre la enseñanza de la ciencia. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/?Algunas-reflexiones-sobre-la-ensenanza-de-la-ciencia

Flores-Camacho, F. (Coord.) (2012). La enseñanza de la ciencia en la educación básica en México. México: INEE.

Gobierno del Estado de Yucatán (2019). Plan Estatal de Desarrollo de Yucatán 2018-2024. http://yucatan.gob.mx/docs/transparencia/ped/2018_2024/2019-03-30_2.pdf

González González, R. J. y Cisneros-Cohernour, E. J. (2020). Justicia Social e Inequidad en la Formación Científica y Tecnológica de Jóvenes Rurales en la Región Maya de México: El Caso de Mex. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9 (1), 19-39. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.1.001

González González, R. J., Cisneros-Cohernour, E. J. y López Gamboa, G. E. (2020). Pobreza, migración académica y estereotipos de género en la educación superior, la ciencia y la tecnología. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14 (2), 79-96. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000200079

Henry, G. T. (2009). Practical Sampling. En L.Bickman y D. J.Rog (eds.), Applied methods social research (pp.77-105). New York: Sage.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2015). Encuesta intercensal 2015. Principales resultados. https://www.inegi.org.mx/contenidos/programas/intercensal/2015/doc/eic_2015_presentacion.pdf

Johnson, R. B. y Christensen, L. (2014). Quantitative, qualitative, and mixed approaches. New York: SAGE Publications, Inc.

Kelley, T. R. & Knowles, J. G. (2016). A conceptual framework for integrated STEM education. International Journal of STEM Education, 3 (1). doi:10.1186/s40594-016-0046-z

Lincoln, Y. S. & Guba, E.G. (1987). Ethics: The failure of positivist science. Washington: American Educational Research Association.

Lizama, J. J. y Solı́s, G. (2008). Los maestros indígenas frente al ejercicio docente. En J. J.Lizama (coord.), Escuela y proceso cultural. Ensayos sobre el sistema de educación formal dirigido a los mayas (pp. 89-125). México: CIESAS, Colección Peninsular-Archipiélago.

Margot, K. C. & Kettler, T. (2019). Teachers’ perception of STEM integration and education: A systematic literature review. International Journal of STEM Education, 6 (1). doi:10.1186/s40594-018-0151-2.

Martín-Díaz, M. (2004). El papel de las ciencias de la naturaleza en la educación a debate. Revista Iberoamericana de Educación. http://www.rieoei.org/deloslectores/692MartinDiaz.PDF

Medrano Camacho, V., Ángeles Méndez, E., Morales Hernández, M. A. (2017). La educación normal en México. Elementos para su análisis. México: INEE.

Mijangos, J. C. (2009). La lucha contra el rezago educativo. El caso de los mayas en Yucatán. Mérida: Unas Letras Industria Editorial.

Moote, J., Archer, L., DeWitt, J. y MacLeod, E. (2020). Science capital or STEM capital? Exploring relationships between science capital and technology, engineering, and maths aspirations and attitudes among young people aged 17/18. Journal of Research in Science Teaching, 57 (5), 1-22. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21628

Narro Robles, J. & Moctezuma Navarro, D. (2012). Hacia una reforma del Sistema Educativo Nacional. Plan educativo nacional. En José NarroRobles & Jaime MartuscelliQuintana & Eduardo BarzanaGarcía (coords.), Plan de diez años para desarrollar el Sistema Educativo Nacional (pp. 9-20). México: Dirección General de Publicaciones y Fomento Editorial, UNAM.

National Research Council (1996). National Science Education Standards. Washington: National Academy Press.

Navarro, J. y Favila, A. (2013). La desigualdad de la educación en México, 1990-2010: el caso de las entidades federativas, Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15 (2). 21-33

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2016). Educación científica. Montevideo: UNESCO. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Montevideo/pdf/PolicyPapersCILAC-CienciaEducacion.pdf

Peña, S. y Salazar, A. (2004). Factores que influyen en la participación de los docentes de ciencias, de escuelas secundarias generales, en su desarrollo profesional (Tesis de licenciatura). Universidad Autónoma de Yucatán, México.

Robles-Zavala, E. (2010). Los múltiples rostros de la pobreza en una comunidad maya de la península de Yucatán. Revista Estudios Sociales, 18 (35). 93-133

Ruiz, J. (2007). Modelos didácticos para la enseñanza de las ciencias naturales. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 3 (2), 41-60. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134112600004

Sari, U., Duygu, E., Şen, Ö. F. & Kirindi, T. (2020). The effect of STEM education on scientific process skills and STEM awareness in simulation based inquiry learning environment. Journal of Turkish Science Education, 17 (3), 387-405.

Secretaría de Educación del Gobierno del Estado de Yucatán (2020). Estadísticas educativas del estado de Yucatán. Sistema de Estadística Educativa de Yucatán. http://estadisticaeducativa.sigeyucatan.gob.mx/estadistica

Shulman, L. S. (1986), Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Research, 15 (2), 4-14.

Silva, M., Brito, J. y Sanzana, P. (2020). Saberes tradicionales y disciplinas STEM: repensando concepto de identidad étnica en la educación superior. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25 (9), 177-196. https://www.redalyc.org/journal/279/27964626015/

Stake, R. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.

Staver, J. R. (2007). Teaching science. Balley: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000157001