As ciências sociais escolares: entre a realidade e o desejo
No. 2 (2015-12-01)Autor(es)
-
Jairo Hernando Gómez EstebanUniversidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia (jairogo50@gmail.com)
Resumo
Este artigo é uma síntese da pesquisa financiada pela Fundação Compartir para sistematizar as experiências e os projetos de pesquisa e inovação obtidos pelo Prêmio Compartir durante 2000-2012 na área de Ciências Sociais. Aqui, apresentam-se alguns de seus resultados mais importantes, nos quais se destacam principalmente os objetivos que os docentes atribuem a sua área, o objeto das experiências e os processos de aprendizagem. Também são discutidas as implicações desses resultados no âmbito da política educativa e do fazer pedagógico dos docentes.
Referências
Certeau deM. (2004). La invención de lo cotidiano. Cuadernos Pensar en Público. La irrupción de lo impensado. Cátedra de Estudios Culturales Michel de Certeau. Instituto Pensar. Pontificia Universidad Javeriana.
Ferreiro, A. (2002). Investigación educativa: ¿intervención o experiencia? Tramas. Subjetividad y Procesos Sociales, 18-19: 125-152.
Gadamer, H. G. (1991). Verdad y método. Tomo 1. Salamanca: Sígueme.
Gómez Esteban, J. H. (2002). La construcción del conocimiento social en la escuela. Bogotá: Fondo de Publicaciones Universidad Distrital.
Gómez Esteban, J. H. (2003). La formación de sujetos sociales en la escuela. Revista Colombiana de Educación, 45, 186-196.
Gómez Esteban, J. H. (2005). Aprendizaje ciudadano y formación ético-política. Bogotá: Fondo de Publicaciones Universidad Distrital.
Gómez Esteban, J. H. (2010). De cómo abordar la subjetividad. En C.Piedrahita y A.Jiménez (comps.), Desafíos en estudios sociales e interdisciplinariedad (pp.93-119). Bogotá: Universidad Distrital.
Gómez Esteban, J. H. (2015). ¿Cómo enseñan los maestros colombianos en el área de Ciencias Sociales y filosofía? Análisis de las propuestas del Premio Compartir al maestro. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, Fundación Compartir, Fundación Telefónica, Microsoft, Sintel.
Mier, R. (2002). El acto antropológico: la intervención como extrañeza. Tramas. Subjetividad y Procesos Sociales, 18-19 (13-50).
Seoane, J. (1988). Psicología política. Madrid: Pirámide.
Torres, A. (2013). El retorno a la comunidad. Bogotá: Cinde, El Búho Editores.
Wallerstein, I. (1996). Abrir las Ciencias Sociales. Madrid: Siglo XXI.
Wallon, H. (1980). Psicología del niño. Una comprensión dialéctica del desarrollo infantil. Madrid: Pablo del Río Editor.
Wenger, E. (2001). Comunidades de práctica. Aprendizaje, significado e identidad. Cognición y desarrollo humano. Barcelona: Paidós.