Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e habilidades de pensamento: análise de sua correlação no aprendizado

No. 1 (2025-03-26)

Resumo

O propósito central da educação abrangente reside no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e habilidades de pensamento. No entanto, como essas duas formas de habilidades se conectam? Existe uma relação entre o emocional e o cognitivo? O presente estudo visa abordar a seguinte pergunta: corresponde um maior desenvolvimento de habilidades de pensamento a um maior desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um grupo de estudantes do décimo segundo ano de uma instituição educacional privada na Colômbia? Para esclarecer esta questão, o Teste de Habilidades de Pensamento e a escala Perfil de Competências Emocionais foram utilizados em uma amostra composta por 61 estudantes. Posteriormente, a correlação entre ambas as variáveis foi analisada utilizando o coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados indicaram que a amostra possui um alto nível de inteligência emocional, o que implica que os estudantes têm a capacidade de identificar, compreender, expressar, regular e utilizar suas próprias emoções e as dos outros. Por outro lado, observou-se a partir dos dados que a amostra possui uma forte capacidade de aplicar processos de pensamento fundamentais. No entanto, constatou-se que a correlação estatística entre os dois tipos de habilidades é nula.

Palavras-chave: correlação estatística, educação, habilidades de pensamento, habilidades socioemocionais

Referências

Amestoy de Sánchez, M. (2002). La investigación sobre el desarrollo y la enseñanza de las habilidades de pensamiento. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), 127-159. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/55

Ávila Muñoz, A. M. (2021). La competencia emocional y el bienestar personal de los estudiantes de la Facultad de Formación del Profesorado de la universidad autónoma de Madrid [tesis de doctorado, Universidad Autónoma de Madrid]. Biblos-e Archivo. http://hdl.handle.net/10486/697180

Bisquerra Alzina, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 7-43. https://revistas.um.es/rie/article/view/99071

Carrillo Ruiz, M. (2020). Habilidades socioemocionales: aportes desde la socioformación y el pensamiento complejo. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(24). https://link.gale.com/apps/doc/A663880655/AONE?u=anon~1566e6df&sid=googleScholar&xid=535a1f6e

CASEL. (2022, 1 de abril). Fundamentals of SEL. https://casel.org/fundamentals-of-sel/

Chernicoff Minsberg, L. y Rodríguez Morales, E. (2018). Autoconocimiento: una mirada hacia nuestro universo interno. Didac, 72, 29-37. https://biblat.unam.mx/hevila/Didac/2018/no72/6.pdf

Cid Sillero, Sandra. (2019). Influencia de las habilidades cognitivas y emocionales en el rendimiento académico del alumnado de educación secundaria obligatoria y formación profesional básica [tesis de doctorado, Universidad del País Vasco]. Archivo Digital Docencia Investigación (ADDI). http://hdl.handle.net/10810/35163

Cruz Narváez, B. E., Castillo Hernández, É. y Zárate Cabrera, Z. (2010). Habilidades cognitivas básicas. Secretaría de Educación, Gobierno del Estado de Veracruz. http://www.iterra.edu.mx/centro/wp-content/uploads/2017/08/habilidades-b%C3%A1sicas_todo.pdf

Ferreira de Melo, A. M., Haas Bueno, J. M. y Morais Peixoto, E. (2021). Socioemotional and cognitive skills: Its relation to school performance in elementary school. Paidéia, 31, e3137. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3137

Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books.

Goleman, D. (1996). Inteligencia emocional. Editorial Kairós.

Goleman, D. (2013). El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. Ediciones B.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación (5.a ed.). McGraw Hill Interamericana.

Hung, E. S. (2013). Habilidades cognitivas y socioemocionales: un estudio en estudiantes de media vocacional y formación técnica en el Atlántico. Universidad del Norte, Ediciones Uninorte. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=532291

INEEd (Instituto Nacional de Evaluación Educativa). (2018). Aristas. Marco de habilidades socioemocionales en sexto de educación primaria. INEEd. Uruguay. https://www.ineed.edu.uy/images/Aristas/Publicaciones/Marcos/Aristas-Marco-HabilidadesSocioemocionales-Primaria.pdf

Lara Coral, A. (2012). Desarrollo de habilidades de pensamiento y creatividad como potenciadores de aprendizaje. Revista UNIMAR, 30(1), https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/232

Lucero Revelo, S. E. (2014). Las habilidades básicas de pensamiento en el desarrollo humano. Una aplicación de la investigación. Revista UNIMAR, 27(2), 59-64. https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/135

MacCann, C., Jiang, Y., Brown, L. E. R., Double, K. S., Bucich, M. y Minbashian, A. (2020). Emotional intelligence predicts academic performance: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 146(2), 150-186. https://doi.org/10.1037/bul0000219

Mayer, J. D. y Salovey, P. (1993). The intelligence of emotional intelligence. Intelligence, 17(4), 433-442. https://doi.org/10.1016/0160-2896(93)90010-3

Páez Rovira, D., Puente Martínez, A., Martínez, F., Ubillos Landa, S., Filella Guiu, G. y Sánchez Fernández, F. (2016). Estructura del perfil de competencias emocionales (PEC) y su relación con el bienestar, la salud y el estrés laboral, así como con formas de regulación en una muestra española. En J. L. Soler Nages, L. Aparicio Moreno, O. Díaz Chica, E. Escolano Pérez, A. Rodríguez Martínez (eds.), Inteligencia emocional y bienestar II: reflexiones, experiencias profesionales e investigaciones (pp. 676- 689). Universidad San Jorge. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5574567

Salovey, P. y Mayer, J. D. (1997). What is Emotional Intelligence? En P. Salovey y D. J. Sluyter (eds.), Emotional development and emotional intelligence: Educational implications (pp. 3-31). Basic Books.

Tapia, V. y Anteparra, J. (2011). Prueba de habilidades de pensamiento. Manual. Universidad de Lima. Trujillo Bautista, F. M. (2018). La inteligencia intrapersonal como medio para el desarrollo adecuado del autoconcepto, autoconocimiento y la autoestima en el estudiante de educación primaria [tesis de grado, Pontificia Universidad Católica del Perú]. https://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/bitstream/handle/20.500.12404/16207/TRUJILLO_BAUTISTA_FRANCIS_MAGDALENA.pdf?sequence=5&isAllowed=yhttp://hdl.handle.net/20.500.12404/16207

Valenzuela, J. (2008) Habilidades de pensamiento y aprendizaje profundo. Revista Iberoamericana de Educación, 46(7), 1-9. https://doi.org/10.35362/rie4671914

Yale Center for Emotional Intelligence (YCEI). (2024, 17 de septiembre). RULER. https://medicine.yale.edu/childstudy/services/community-and-schools-programs/center-foremotional-intelligence/ruler/