Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

Estratégias para lidar com o stress escolar e acções dos professores para as promover

No. 2 (2023-08-09)

Resumo

A escola exige que os alunos se adaptem a situações que por vezes os stressam. que por vezes os stressam. Por esta razão, e a fim de alargar a compreensão deste tema, o objetivo proposto é conhecer as estratégias de coping é conhecer as estratégias de coping utilizadas pelos alunos do quarto ano para lidar com situações de stress na escola. stress escolar utilizado pelos alunos do quarto ano em quatro instituições de ensino da Comuna 11 na Comuna 11 de Medellín (Colômbia) e as acções tomadas pelos professores que os acompanham. e as acções levadas a cabo pelos professores que os acompanham para promover o seu desenvolvimento. Trata-se de uma investigação qualitativa, sob uma abordagem fenomenológica e hermenêutica. abordagem hermenêutica. A amostra foi constituída por 83 alunos e 2 professores responsáveis por este ano de escolaridade. responsáveis por esta série. Verificou-se que as capacidades dos alunos de lidar com momentos de stress na escola são baixas. É É necessário adotar estratégias pedagógicas que promovam estas competências para que possam ser Estas competências devem ser desenvolvidas de modo a que se possam observar progressos no seu comportamento, na forma como se comportam no seu comportamento, na forma como se relacionam com os outros e com o ambiente escolar em geral. e no ambiente escolar em geral.

Palavras-chave: ambiente educativo, estratégias de confronto, educação, stress escolar, infância

Referências

Aguirre, J. C. y Jaramillo, L. G. (2012). Aportes del método fenomenológico a la investigación educativa. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 2 (8), 51-74. https://www.redalyc.org/pdf/1341/134129257004.pdf

Anderson, K. y Olson, M. (2006). The value of a dog in a classroom of children with severe emotional disorders. Anthrozoös, 19 (1), 35-49. https://doi.org/10.2752/089279306785593919

Andrés, M. L., Stelzer, F., Vernucci, S., Juric, L. C., Galli, J. I. y Navarro, J. I. (2017). Regulación emocional y habilidades académicas: relación en niños de 9 a 11 años de edad. Suma Psicológica, 24 (2), 1-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.sumpsi.2017.07.001

Bettelheim, B. (1994). Psicoanálisis de los cuentos de hadas. Barcelona: Crítica.

Burroughs, M. D. y Barkauskas, N. J. (2017). Educating the whole child: Social-emotional learning and ethics education. Ethics & Education, 12 (2), 218-232. https://doi.org/10.1080/17449642.2017.1287388

Caldera, J., Pulido, B. y Martínez, M. (2007). Niveles de estrés y rendimiento académico en estudiantes de la carrera de psicología del Centro Universitario de los Altos. Revista Educación y Desarrollo, 7, 77-82. https://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anterioresdetalle.php?n=7

Domínguez, J. (2017). Educación emocional para la resolución de conflictos en la escuela: una aproximación desde la educación. Intervención socioeducativa en la adaptación social, 10 (10), 11-22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6638825

Florencia, L. y Domingo, P. (2018). Estudio descriptivo de la autoeficacia y las estrategias de afrontamiento al estrés en estudiantes universitarios argentinos. RMIE, 23 (77), 413-432. http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v23n77/1405-6666-rmie-23-77-413.pdf

Frydenberg, E. y Lewis, R. (1993). Boys play sport and girls turns to others: age, gender and ethnicity as determinants of coping. Journal of Adolescence, 16 (3), 253-266. doi:10.1006/jado.1993.1024

Frydenberg, E. y Lewis, R. (1996). A replication study of the structure of the adolescent coping scale: Multiple forms and applications of a self-report inventory in a counselling and research context. European Journal of Psychological Assessment, 12 (3), 224-235. Doi: https://doi.org/10.1027/1015-5759.12.3.224.

Giraldo, J. L. y Quintero, M. (1999). Sujeto y educación, hacia una ética del acto educativo. Medellín: Universidad de Antioquia.

Gutiérrez, M. y Lemos, V. N. (2016). Estudio preliminar sobre estrategias de afrontamiento ante situaciones estresantes en niños argentinos con diagnóstico de cáncer. Anuario de Investigaciones, 24, 331-338. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=369152696036

Harrison, L. J. y Murray, E. (2014). Stress, coping and wellbeing in kindergarten: Children’s perspectives on personal, interpersonal and institutional challenges of school. International Journal of Early Childhood, 47, 79-103. https://doi.org/10.1007/s13158-014-0127-4

Henao, J. F., Marín, A. E. y Vanegas, J. H. (2017). La enseñanza en vilo de las emociones: una perspectiva emocional de la educación. Educación y Educadores, 20 (3), 451-465. DOI: 10.5294/edu.2017.20.3.7

Lazarus, R. S. y Folkman, S. (1986). Estrés y procesos cognitivos. Evaluación, afrontamiento y consecuencias adaptativas. Barcelona: Martínez Roca.

Lowenfeld, V. y Brittain, L. (1980). Desarrollo de la capacidad creadora. Buenos Aires: Kapelusz.

Machover, K. (1973). Test proyectivo de Karen Machover (la figura humana). Tomo I. Biblioteca Nueva.Madrid

Martínez, V. (2014). Prevención del estrés escolar. Revista de Psicología, 1 (1), 295-306. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.375

Martínez, E. S. y Diaz, A. E. (2007). Una aproximación psicosocial al estrés escolar. Educación y Educadores,10 (2), 11-22. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83410203

Maturana, A. y Vargas, A. (2015). El estrés escolar. Rev. Med. Clin. CONDES, 26 (1), 34-41. https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2015.02.003

Ministerio de Educación Nacional (2004). Estándares básicos de competencias ciudadanas. Serie guía 6,1-32. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-75768_archivo_pdf.pdf

Morales, F. M., Trianes, M. V., Miranda, J. e Inglés, C. (2016). Prevalence of strategies for coping with daily stress in children. Psicothema, 28 (4), 370-376. doi: 10.7334/psicothema2015.10

Morales, F.M., Trianes, M. V., (2012). Afrontamiento en la infancia: evaluación y relaciones con ajuste psicológico. Málaga: Ediciones Aljibe.

Naranjo, M. L. (2009). Una revisión teórica sobre el estrés y algunos aspectos relevantes de este en el ámbito educativo. Revista Educación, 33 (2), 171-190. https://www.redalyc.org/pdf/440/44012058011.pdf

Orlandini, A. (2012). El estrés: qué es y cómo evitarlo. México: Fondo de Cultura Económica.

Piaget, J. (1975). La psicología del niño. Madrid: Morata.

Piqueras, J., Mateu, O., Cejudo, J. y Pérez, J. (2019). Pathways into psychosocial adjustment in children: Modeling the effects of trait emotional intelligence, social-emotional problems, and gender. Frontiers in Psychology, 10, 1-11. doi:10.3389/fpsyg.2019.00507

Rivera, J. (2013). Investigación sobre el estrés, enfoque a estrés infantil. Revista Electrónica en Ciencias Sociales y Humanidades Apoyadas por Tecnologías, 2 (2), 62-83. https://chat.iztacala.unam.mx/cshat/index.php/cshat/issue/view/13

Romero, E., Gómez, E. L., Durán, C. y Ruiz, A. (2017). Afrontamiento y algunos problemas internalizados y externalizados en niños. Acta de Investigación Psicológica, 7 (3), 2757-2765. Doi: https://doi.org/10.1016/j.aipprr.2017.11.005

Sotardi, V. (2016). Understanding student stress and coping in elementary school: A mixed-method, longitudinal study. Psychology in the Schools, 53 (7), 705-721. https://doi.org/10.1002/pits.21938

Tales, N. (2013). Eugenio no quiere ir al colegio. https://tucuentofavorito.com/eugenio-no-quiere-ir-alcolegio-cuento-para-ninos-que-no-quieren-ir-a-la-escuela/

Trianes, M. V. (2003). Estrés en la infancia, su prevención y tratamiento. Madrid: Narcea.

Trianes, M. V., Blanca, M., Fernández-Baena., F., Escobar, M. y Maldonado, E. (2012). Evaluación y

tratamiento del estrés cotidiano en la infancia. Papeles del Psicólogo, 33 (1), 30-35. http://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/2033.pdf

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Educación.

Wong, M. (2015). A longitudinal study of children’s voices in regard to stress and coping during the transition to school. Early Child Development and Care, 186 (6), 1-20. Doi: https://doi.org/10.1080/03004430.2015.1068769