Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

A educação artística, um caminho para a transformação educativa em contextos de escola primária: Revisão sistemática

No. 2 (2024-05-31)

Resumo

A Educação Artística tem sido historicamente posicionada como um dispositivo para potencializar as capacidades, habilidades e hábitos humanos desde os primeiros anos de vida. Nesta perspetiva, o presente artigo tem como principal objetivo ilustrar o produto da revisão sistemática realizada entre março de 2021 e janeiro de 2023, cujo objetivo foi explorar estudos para identificar e analisar a relação entre a educação artística e a educação para a vida em contextos de ensino básico. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, Dialnet, Redalyc e Scielo. Trata-se de um estudo descritivo, devidamente registado na checklist baseada na declaração PRISMA 2020. O seu conteúdo detalha achados relevantes extraídos de uma rigorosa seleção final de 12 publicações, cuja revisão deixa como conclusão geral a evidente necessidade de gerar e fortalecer estratégias em que as práticas relacionadas com a educação artística sejam privilegiadas como um caminho para o fortalecimento das competências para a vida, especialmente em contextos de educação básica primária, uma vez que esta é uma etapa propícia à exploração, ao fortalecimento de hábitos, processos comunicativos, criatividade, pensamento lógico, gestão de emoções, entre outros aspectos da formação humana no indivíduo e no coletivo. Em suma, é possível mostrar um panorama que coloca a educação artística como um dispositivo para gerar transformações contundentes nos âmbitos educacional, social e cultural da humanidade.

Palavras-chave: Educação artística, Aprendizagem ao longo da vida, Ensino básico primário, Transformação educativa, Função social da educação

Referências

Acaso, M. (2009). La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata.

Acodesi. (2008). La Formación Integral y sus Dimensiones. Ediciones Kimpres. Bogotá, Colombia.

Argote, A.M., Vidal, N.C., & Jiménez, C.P. (2014). La educación artística: una práctica pedagógica en la formación de sujetos diversos. https://doi.org/10.30554/plumillaedu.14.755.2014.

Alonso, C. (2016). El grupo de arteterapia como elemento de mejora en la competencia social de los niños y niñas en educación infantil y primaria. Valencia: Universitat Politècnica de València.

Álvarez, I. (2014). Educación Básica en México. Experiencias, modelos y alternativas. México D.F. Limusa.

Barco Rodríguez, J. M. (2016). Apuestas por la formación integral desde los modelos de enseñanza en educación artística. (pensamiento), (palabra). Y obra, 16 (16). https://doi.org/10.17227/ppo.num16-3974

Barriga, M. (2013). La integralidad en la educación artística en el contexto colombiano. El Artista, Número 10/nov. 2013 ISSN: 1794-8614. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá.

Carr, W. & Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Editorial Martínez Roca

Cartagena, M. F. (2015). Arte, educación y transformación social. Index, Revista de Arte Contemporáneo, (00), 44-61. https://doi.org/10.26807/cav.v0i00.10

Charaudeau, P. (2022). Le discours populiste, un brouillage des enjeux politiques. Pragmalingüística, 31, 681-685. https://doi.org/10.25267/Pragmalinguistica.2023.i31.32

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el siglo XXI. Madrid: Santillana, Ediciones UNESCO.

Díez del Corral, P. (2005). Una nueva mirada a la educación artística desde el paradigma del desarrollo humano. Madrid: Universidad Complutense.

García Alba, E. L. (2013). Características y utilidad de las revisiones sistemáticas o meta-análisis. Revista Científica Ciencia Médica, 16 (2), 4-5.

García Ríos, A. S. (2005). Enseñanza y aprendizaje en la educación artística. El Artista, 2, 80-9.

Gil, B. (2003). Enseñanza de las habilidades de vida en la educación primaria. Revista galego-portuguesa de psicología e educación n° 8 (vol. 10) ano 7°-. ISSN: 1138-16637.

Hermann Acosta, A. (2009). El arte en la educación, en búsqueda de un nuevo epistema educativo. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, 6, 167-180. ISSN: 1390-3861. https://www.redalyc.org/articulo.

oa?id=441846107009

Maldonado Esteras, S. (2022). Explorando nuestras ideas: Educación artística para el desarrollo humano y social con niñas y niños con altas capacidades. Encuentros. Revista de Ciencias Humanas, Teoría

Social y Pensamiento Crítico, 15, 179-193. https://doi.org/10.5281/zenodo.5980037

Matthew J. (2021). Declaración PRISMA 2020: una guía actualizada para la publicación de revisiones sistemáticas. Revista Española de Cardiología, 74 (9), 790-799. ISSN 0300-8932.

McFarlane, B. (2022). Introduction to the Creative Humanities. University of Toronto Quarterly 91 (1), 1-32. https://www.muse.jhu.edu/article/848756.

Ministerio de Educación Nacional. (2022). Lineamientos de educación artística. https://www.mineducacion. gov.co/1621/articles-339975_recurso_4.pdf

Misión Internacional de Sabios (2020). Arte, cultura y conocimiento: Propuestas del foco de industrias creativas y culturales. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Montes A. (2017). Calidad de la educación primaria en Colombia: conceptualizaciones y tendencias. Escenarios, 15 (2), 70-81. Doi: 10.15665/esc.v15i2.1624

Ñáñez-Rodríguez, J. J. & Castro-Turriago, H. M. (2016). Educación artística y formación ciudadana: espacio para forjar la sensibilidad en la Corporación Colegio San Bonifacio, de Ibagué, Colombia. Entramado,

12 (2), 154-165. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.441

Nussbaum, M. (2012). Crear capacidades. Barcelona: Paidós.

Ordaz Monge, L. (2016). Educación artística en educación primaria. Opinión de los docentes de Chihuahua [Tesis]. México.

Palacios, L. (2006). El valor del arte en el proceso educativo. Reencuentro, núm. 46, Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco. Distrito Federal, México.

Pérez-Valero, M. (2018). El valor del arte y la educación. El desconcierto de muchos. Revista Electrónica de Investigación, Docencia y Creatividad, 6, 59-75.

Santos, G. C. (2012). Acerca de la educación primaria. Investigación Educativa, 7 (12), 55-64.

UNESCO, 2022. Propuestas para la educación artística, orientaciones de política pública. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 7. Oficina Regional de Educación para

América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago), Enrique Delpiano 2058, 7511019 Santiago, Chile.

The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews.