A visibilidade da identidade afro-colombiana nos programas de etnoeducação na Colômbia: uma leitura preliminar
No. 3 (2025-10-06)Autor(es)
-
Jose Antonio Caicedo OrtizUniversidad del CaucaORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9917-9308
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever a visibilidade da temática afro-colombiana nas licenciaturas em etnoeducação da Colômbia, tomando como fontes de informação os atuais planos de estudo e os projetos de graduação de seus egressos. Primeiro, justifico os critérios de seleção das fontes de informação. Em seguida, faço uma breve revisão dos antecedentes da etnoeducação universitária (Castillo Guzmán, 2009). Finalmente, apresento as características qualitativas dos conteúdos temáticos. A visibilidade do afro-colombiano continua marginal na maioria desses programas, especialmente nos currículos. No entanto, é possível evidenciar a incorporação do tema desde a segunda década do século XXI nos planos de estudo e teses.
Referências
Apple, M. (1986). Ideología y currículo. Ediciones Akal.
Caicedo Ortiz, J. A. (2011). La cátedra de estudios afrocolombianos como proceso diaspórico en la escuela. Pedagogía y Saberes, (34), 9-21. https://doi.org/10.17227/01212494.34pys9.21
Caicedo Ortiz, J. A. (2018). Cátedra afrocolombiana “Rogerio Velásquez Murillo”: una experiencia de
interculturalidad en la educación superior convencional. En D. Mato (coord.), Educación superior
y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: políticas y experiencias de inclusión y
colaboración intercultural (pp. 209-229). Universidad Nacional Tres de Febrero.
Caicedo Ortiz, J. A., y Castillo Guzmán, E. (2022). Organizaciones afroestudiantiles en las universidades
públicas colombianas: lectura panorámica sobre las acciones afirmativas. Educação & Sociedade, 43,
e263713, 1-13. https://doi.org/10.1590/ES.263713
Castillo Guzmán, E. (2009). La etnoeducación universitaria en Colombia. Decisio, (24), 44-49.
Castillo Guzmán, E. (2015). 20 años de etnoeducación universitaria en Colombia. Revista Javeriana, 816,
(151), 38-43.
Castillo Guzmán, E., y Caicedo Ortiz, J. A. (2008). La educación intercultural bilingüe: el caso colombiano.
Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (Flape).
Castillo Guzmán, E., Hernández Bernal, E., y Rojas Martínez, A. A. (2005). Los etnoeducadores: esos nuevos sujetos de la educación colombiana. Revista Colombiana de Educación, (48), 38-54. https://doi.org/10.17227/01203916.7716
Cerón Calderón, E. (2017). Contexto histórico de la etnoeducación en Colombia. Revista Mopa Mopa, (25),
11-23. https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rmopa/article/view/5125
Presidencia de la Republica de Colombia. (1995, 18 de mayo). Decreto 804 de 1995: por medio del cual se
reglamenta la atención educativa para grupos étnicos [Diario Oficial No. 41853]. Función Pública.
https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=1377
Rojas Curieux, T. (2019). Una mirada a los procesos en torno a la educación con los pueblos indígenas en
Colombia. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 10(1), 9-34. https://doi.org/10.18175/vys10.1.2019.03
Rojas, A., y Castillo Guzmán, E. (2006). Educar a los otros. Estado, políticas educativas y diferencia cultural
en Colombia. Universidad del Cauca.
Romero, H. (2009). Adolescencia e identidad en estudiantes universitarios. I Congreso Internacional de
Investigación y Práctica Profesional en Psicología, XVI Jornadas de Investigación, Quinto Encuentro
de Investigadores en Psicología del Mercosur, Buenos Aires, Argentina. https://www.aacademica.org/000-020/289.pdf
Tamayo Valencia, A. (2006). El movimiento pedagógico en Colombia: un encuentro de los maestros con la
pedagogía. Revista HISTEDBR On-line, (24), 102-113.
Wilson, J. (2018). ¿Qué son y para qué sirven las políticas públicas? Revista In Iure, 8(2), 30-41.
https://revistaelectronica.unlar.edu.ar/index.php/iniure/article/view/492