Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación

Voces silec. rev. latinoam. educ. | eISSN 2215-8421

A visibilidade da identidade afro-colombiana nos programas de etnoeducação na Colômbia: uma  leitura preliminar

No. 3 (2025-10-06)

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a visibilidade da temática afro-colombiana nas licenciaturas em etnoeducação da Colômbia, tomando como fontes de informação os atuais planos de estudo e os projetos de graduação de seus egressos. Primeiro, justifico os critérios de seleção das fontes de informação. Em seguida, faço uma breve revisão dos antecedentes da etnoeducação universitária (Castillo Guzmán, 2009). Finalmente, apresento as características qualitativas dos conteúdos temáticos. A visibilidade do afro-colombiano continua marginal na maioria desses programas, especialmente nos currículos. No entanto, é possível evidenciar a incorporação do tema desde a segunda década do século XXI nos planos de estudo e teses.

Palavras-chave: etnoeducação , etnoeducação universitária, formação intercultural de profesores, identidade afro-colombiana

Referências

Apple, M. (1986). Ideología y currículo. Ediciones Akal.

Caicedo Ortiz, J. A. (2011). La cátedra de estudios afrocolombianos como proceso diaspórico en la escuela. Pedagogía y Saberes, (34), 9-21. https://doi.org/10.17227/01212494.34pys9.21

Caicedo Ortiz, J. A. (2018). Cátedra afrocolombiana “Rogerio Velásquez Murillo”: una experiencia de

interculturalidad en la educación superior convencional. En D. Mato (coord.), Educación superior

y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: políticas y experiencias de inclusión y

colaboración intercultural (pp. 209-229). Universidad Nacional Tres de Febrero.

Caicedo Ortiz, J. A., y Castillo Guzmán, E. (2022). Organizaciones afroestudiantiles en las universidades

públicas colombianas: lectura panorámica sobre las acciones afirmativas. Educação & Sociedade, 43,

e263713, 1-13. https://doi.org/10.1590/ES.263713

Castillo Guzmán, E. (2009). La etnoeducación universitaria en Colombia. Decisio, (24), 44-49.

Castillo Guzmán, E. (2015). 20 años de etnoeducación universitaria en Colombia. Revista Javeriana, 816,

(151), 38-43.

Castillo Guzmán, E., y Caicedo Ortiz, J. A. (2008). La educación intercultural bilingüe: el caso colombiano.

Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (Flape).

Castillo Guzmán, E., Hernández Bernal, E., y Rojas Martínez, A. A. (2005). Los etnoeducadores: esos nuevos sujetos de la educación colombiana. Revista Colombiana de Educación, (48), 38-54. https://doi.org/10.17227/01203916.7716

Cerón Calderón, E. (2017). Contexto histórico de la etnoeducación en Colombia. Revista Mopa Mopa, (25),

11-23. https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rmopa/article/view/5125

Presidencia de la Republica de Colombia. (1995, 18 de mayo). Decreto 804 de 1995: por medio del cual se

reglamenta la atención educativa para grupos étnicos [Diario Oficial No. 41853]. Función Pública.

https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=1377

Rojas Curieux, T. (2019). Una mirada a los procesos en torno a la educación con los pueblos indígenas en

Colombia. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 10(1), 9-34. https://doi.org/10.18175/vys10.1.2019.03

Rojas, A., y Castillo Guzmán, E. (2006). Educar a los otros. Estado, políticas educativas y diferencia cultural

en Colombia. Universidad del Cauca.

Romero, H. (2009). Adolescencia e identidad en estudiantes universitarios. I Congreso Internacional de

Investigación y Práctica Profesional en Psicología, XVI Jornadas de Investigación, Quinto Encuentro

de Investigadores en Psicología del Mercosur, Buenos Aires, Argentina. https://www.aacademica.org/000-020/289.pdf

Tamayo Valencia, A. (2006). El movimiento pedagógico en Colombia: un encuentro de los maestros con la

pedagogía. Revista HISTEDBR On-line, (24), 102-113.

Wilson, J. (2018). ¿Qué son y para qué sirven las políticas públicas? Revista In Iure, 8(2), 30-41.

https://revistaelectronica.unlar.edu.ar/index.php/iniure/article/view/492