Análise comparativa dos processos existentes no campo do empreendedorismo no ensino médio na Colômbia e no Equador
No. 2 (2017-12-01)Autor(es)
-
Angélica Yadira Rico1Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (yadyrico@yahoo.es)
-
Marisol Santamaría2Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (solmari0321@hotmail.com)
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo comparativo dos processos existentes no campo do empreendedorismo no ensino médio na Colômbia e no Equador. Busca compreender as ações que foram realizadas, para contrastar as formas de implementação do curso no ensino secundário, e identificar os aspectos legais que dizem respeito a esta formação.
Este projeto de investigação em educação comparada baseou-se na análise documental das leis, currículos e diretrizes, o que permitiu uma aproximação a dois países com perfis similares na esfera educacional, social e econômicos, mas com diferentes ações no domínio prático do empreendedorismo. Entre os achados do estudo , os seguintes aspectos destacam-se como comum: a existência de normas que regulam a incorporação de empreendedorismo nas escolas, a obrigatoriedade do assunto em certos níveis de ensino secundário, além da necessidade de ter um currículo unificado. Por outro lado, foram encontradas divergências nas medidas práticas adotadas para incorporar a educação empreendedora nas instituições de ensino que oferecem ensino médio.
Referências
Banco Interamericano de Desarrollo Unidad de Educación (2005). Departamento de Desarrollo Sostenible: Hacia la Expansión del capital de conocimiento de América Latina y el Caribe: Una estrategia del BID para la educación y la capacitación. hfile:///C:/Users/usuario/Downloads/expansion_capital_conocimiento_AL_bid%20(1).pdf
Beech, J. (2006). Repensando la transferencia educativa: de la transferencia transnacional a los modelos universales de educación. https://fundacionluminis.org.ar/Biblioteca.html
Benavot, A., Cha, Y., Kamens, D., Meyer, J. y Wong, S. (1991). Knowledge for the masses: World models and national curricula, 1920-1986. American Sociological Review, 56 (1), 85-100.
Buelvas, P., Franco, C., García, G., Gómez, L., López, S., Matiz, F., Moreno, J., Osorio, F., Pereira, F. y Varela, R. (2017). Global entrepreneurship monitor Colombia 2016. Actividad empresarial colombiana. Bogotá: Universidad Icesi, Universidad del Norte, Pontificia Universidad Javeriana Cali, Universidad EAN, Corporación Universitaria del Caribe – CECAR, Universidad Cooperativa de Colombia.
Cowen, R., Kazamias, A.Unterhalter, E. (2009). International handbook of comparative education. Londres: Springer.
Díaz, C. y Celis, J. (2011). La formación para el trabajo en la educación media en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y juventud, 1 (9), 371-380.
DiMaggio, P. y Powell, W. (1983). The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 48 (2), 147-160.
Hurtado, F. (2016). Ecuador: innovación y emprendimiento para reinventar un modelo primario exportador. En D.Gregosz (ed). La fuerza de la innovación y el emprendimiento: ¿Es probable que Latinoamérica se suba al carro de las sociedades del conocimiento? (pp. 141-165). Santiago de Chile: SOPLA.
García, Y. (2012). Educación para el emprendimiento. Universidad de Cantabria. https://repositorio.unican.es/xmlui/bitstream/handle/10902/1366/%5B2%5D%20Nieto%20Garc%C3%ADa%2C%20Y.pdf?sequence=1 TESIS
Kamens, D., Meyer, J. y Benavot, A. (1996). Worldwide patterns in academic secondary education curricula. Comparative Education Review, 40 (2), 116-138.
Kliewe, T., Meerman, A., Baaken, T. (eds.) (2013) University-industry interaction conference proceedings: Challenges and solutions for fostering entrepreneurial universities and collaborative innovation. University Industry Innovation Network. May27-29. Ámsterdam, The Netherlands.
Lasio, V., Caicedo, G., Ordeñana, X. y Villa, R. (2014). Global entrepreneurship monitor. Ecuador 2013. Quito: ESPAE-ESPOL.
Lasio, V., Caicedo, G., Ordeñana, X. y Samaniego, A. (2017). Global entrepreneurship monitor Ecuador 2016. Quito: ESPAE-ESPOL.
Ley 1014 de 2006 (26 de enero) por la cual se expide la ley de Fomento a la cultura del emprendimiento. Diario Oficial 46164. http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=18924
Ley orgánica de educación intercultural de 2011 (31 de marzo). Registro Oficial 417. http://www.wipo.int/edocs/lexdocs/laws/es/ec/ec023es.pdf
Manso, J. y Thoilliez, B. (2014). La competencia emprendedora como tendencia educativa supranacional en la Unión Europea. Bordón. Revista de Pedagogía, 67 (1), 85-99.
Meyer, J. y Ramírez, F. (2000). La institucionalización mundial de la educación. En J.Schriewer (Comp.), Formación del discurso en la educación comparada. (pp. 91-111). Barcelona: Pomares.
Meyer, H. y Benavot, A. (eds.) (2013). PISA, power, and policy: The emergence of global educational governance. Oxford: Symposium Books.
Meyer, H. y Rowan, B. (2006). The new institutionalism in education. Nueva York: SUNY Press.
Ministerio de Educación de Ecuador. (2016) Malla curricular Bachillerato General Unificado. Currículo 2016. https://educacion.gob.ec/malla-curricular-bachillerato-general-unificado/
Ministerio de Educación Nacional (2010). El fomento de la cultura del emprendimiento. Orientaciones para los establecimientos educativos. Bogotá: Panamericana.OECDb(2017). Economico Surveys:nColombia. http://www.oecd.org/eco/surveys/Colombia-2017-OECD-economic-survey-overview-spanish.pdf
Phillips, D. y Ochs, K. (2004). Researching Policy Borrowing: Some Methodological Challenges in Comparative Education. British Educational Research Journal, 30 (6), 13.
Phillips, D. y Schweisfurth, M. (2014). Comparative and international education: An introduction to theory, method, and practice. Londres: Bloomsbury.
Romero, H. (2016). Innovación y emprendimiento en América Latina: desafíos y oportunidades de la región para sumarse a la sociedad del conocimiento. El caso colombiano. En D.Gregosz (ed). La fuerza de la innovación y el emprendimiento: ¿Es probable que Latinoamérica se suba al carro de las sociedades del conocimiento? (pp. 99-118). Santiago de Chile: SOPLA.
Rovayo, G. (2009). El emprendimiento y la educación no siempre van en la misma dirección. Revista Polémika. Revista Cuatrimestral de100l Instituto de Economía de la Universidad San Francisco de Quito, 2, 98-102.
RusqueA., RamírezC., TorresG., GuzmánS. y CastilloC. (1998, noviembre). Medición de Capacidad Emprendedora de Estudiantes de Escuelas de Administración de Europa y América Latina (Red Alfa. Comunidad Europea). Ponencia presentada en XII Congreso Latinoamericano Sobre Espíritu Empresarial, San José, Costa Rica.
ServiciohNacionalhdenAprendizaje.hPortalhweb. http://archivo.sena.edu.co/Portal/El+SENA/Historia/
Sistema Nacional de Formación para el Trabajo (SNFT)http://observatorio.sena.edu.co/Doc/snft/sistema.pdf.
Valerio, A., Parton, B. y Robb, A. (2014). Entrepreneurship education and training. programs around the world. Dimensions for success. Washington: The World Bank.
Van Dalen, D., Meyer, W. (1991). Manual de técnica de la investigación educacional. (Original publicado en 1971). Barcelona: Paidós, Ibérica.
Verger, A. (2014). Why do policy-makers adopt global education policies? A research framework on the varying role of ideas in education reform. Current Issues in Comparative Education. 16 (2), 14-29.