A mobilização da narração oral como estratégia pedagógica para refletir sobre as práticas pedagógicas e a formação do papel docente
No. 2 (2017-12-01)Autor(es)
-
Carolina Camargo Lombana1Universidad Pedagógica Nacional (c.camargo@uniandes.edu.co; ccamargol@pedagogica.edu.co)
-
Ana María Cardoso Valderrama2Universidad Pedagógica Nacional (anamacapicua@hotmail.com)
-
Paola Cordero Anzola3Universidad Pedagógica Nacional (cpao4@hotmail.com)
Resumo
No presente artigo, discute-se a descrição de processos didáticos, pedagógicos, procedimentais e disciplinares de um projeto de sala de aula desenvolvido na rede pública. Escola Florentino González, com crianças do segundo ano do ensino primário. Seu objetivo geral é a construção de um roteiro teatral , tendo como ponto de partida a tradição oral; No entanto, depois de analisar o contexto, a dinâmica social e os processos cognitivos da população do estudo, de acordo com o modelo de formação alternada, conclui-se que enfatiza a importância da adaptação e mediação de textos tais como mitos compartilhados e lendas em domínios familiares de escolares, a fim de mobilizar sua herança cultural.
Referências
Arizaleta, L. (2005). Narración oral y afición a la lectura: una experiencia de educación literaria en la escuela. Tantágora, 3, 6-13.
Bernal, G. (2001). Tradición oral. Escuela y modernidad. Bogotá: Magisterio.
Baquero, R. (2009). Vygotski y el aprendizaje escolar. Buenos Aires: Aiquer.
Céspedes, F. G. (1995). Oralidad, narración oral y narración oral escénica. Latin American Theater Review, 29 (1), 69-82. https://journals.ku.edu/latr/article/view/1081/1056
Covelli, G. (2016). Estrategias del aprendizaje significativo para la enseñanza en procesos de investigación·creación / formación, en artes escénicas. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Vol 1 - Ano 2016 (Vol 1 - Ano 2016), 1.
Elliott, J. (2000). La investigación acción en educación. Madrid: Morata.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. México D.F.: McGraw hill.
Merhan, F.; Ronveaux, C. y Vanhulle, S. (2007). Alternances en formation. Bruselas: De Boeck. – Perréard.
Merchán, C. y Barragán, J. (2015). La observación de prácticas de aula: inicios de la práctica pedagógica efectiva. (Pensamiento), (Palabra)… y Obra, 14, 97-107. http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/viewFile/3301/2859
Ong, W.J. (1996). Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra. México D.F: Fondo de cultura económica.
Pavis, P. (1998). Diccionario del teatro. Barcelona: Paidos.
Ramírez, M. del R. (2009). Tradición oral en la escuela. Colección Pedagógica Formación Inicial de Docentes Centroamericanos de Educación Primaria o Básica. San José: Coordinación Educativa y Cultural Centroamericana CECC/SICA.
Vega, R. (1998). Historia: conocimiento y enseñanza. La cultura popular y la historia oral en el medio escolar. Bogotá: Antropos.
Vygotski, L. S. (2009). La imaginación y el arte en la imaginación. Ensayo psicológico. Madrid: AKAL Básica de bolsillo 87.