A intensidade da mudança nos cursos universitários com componente de escrita acadêmica: análise sob a perspectiva dos professores
No. 2 (2020-08-01)Autor(es)
-
María Angélica Peña Cárdenas1Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (km.pena@uniandes.edu.co)
-
Carolina Benjumea Galindo2Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (dc.benjumea@uniandes.edu.co)
-
Tatiana Castillo Rodríguez3Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (yt.castillo@uniandes.edu.co)
-
Gina Castiblanco Cuchumbe4Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia (gp.castiblanco@uniandes.edu.co)
Resumo
Este artigo enfoca os cursos com um componente de escrita acadêmica (cursos E) na Universidad de los Andes como inovação educacional. Tais cursos visam desenvolver habilidades como pensamento crítico e argumentação, bem como fortalecer o conhecimento disciplinar. Assim, estudando três casos de cursos do tipo E, e com técnicas como a entrevista e a análise documental, o objetivo é alcançar uma compreensão das formas de apropriação de professores diante da intensidade da mudança que essa inovação acarreta. Os resultados observados permitem concluir que a mudança é fundamental, pois os aspectos nucleares dos cursos são transformados.
Referências
Bocconi, S., Kampylis, P. y Punie, Y. (2013). Framing ICT-enabled Innovation for Learning: The Case of One-to-one Learning Initiatives. European Journal of Education, 48 (1), 113-130.
Centro de Español. (2019). Manual de tutores y tutoras del Centro de Español. Bogotá: Universidad de los Andes.
Creswell, J. (2012). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. Los Angeles: Sage Publications.
Cruz, A. (2014). Importancia de la investigación educativa. Consejo de transformación educativa. https://www.transformacion-educativa.com/index.php/articulos-sobre-educacion/54-importancia-de-lainvestigacion-educativa
Escallón, E. (2015). El Centro de Español de la Universidad de los Andes: una experiencia de aprendizaje auténtico de escritura en la educación superior. En E.Escallón y A.Forero (comps.), Aprender a escribir en la universidad (pp. xi-xiii). Bogotá: Ediciones Uniandes.
Inbar, D. (1996). Planning for Innovation in Education. París: UNESCO, International Institute for Educational Planning.
Levy, J. (2008). Case Studies: Types, Designs, and Logics of Inference. Conflict Management and Peace Science, 25, 1-18.
Montealegre, C. y Morales, G. (2015). Introducción a los cursos E. En E.Escallón y A.Forero (comps.), Aprender a escribir en la universidad (pp. 3-5). Bogotá: Ediciones Uniandes.
Packer, M. (2013). La ciencia de la investigación cualitativa. Bogotá: Ediciones Uniandes.
Rivas, M. (2000). Innovación educativa. Teoría, procesos y estrategias. Madrid: Síntesis.
Universidad de los Andes – Cursos tipo E. (2018). https://catalogo.uniandes.edu.co/es-ES/2018/Catalogo/Formacion-integral/Requisitos-de-Grado-vigentes-hasta-2018-10/Type-E-Courses
Universidad de los Andes (2019). Guía para el Uniandino de Primer Semestre. https://registro.uniandes.edu.co/index.php/guia
Yin, R. (2003). Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks: Sage Publications.